Sintomas do câncer na tíbia

Escrito por gregory waryasz, md, cscs | Traduzido por kelly isay
Sintomas do câncer na tíbia

A tíbia está localizada na parte inferior da perna, entre o joelho e o tornozelo.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Um câncer ósseo pode afetar qualquer osso do corpo. A tíbia é o osso longo na parte inferior da perna, entre o joelho e o tornozelo. Um tumor cancerígeno é uma massa tecidual que cresce anormalmente rápido e ele pode ser primário -- que se origina no osso -- ou um tumor metastático que se espalhou de um outro órgão. Os locais comuns de câncer que sofre metástase para o osso são a próstata, tiroide, mama, pulmão ou rim.

Outras pessoas estão lendo

Dor

Dor é uma reclamação comum em qualquer tipo de tumor ósseo. Ela geralmente é descrita como maçante e aguda; contudo, o tumor também pode não apresentar dor alguma. Os episódios de dor podem acontecer mais à noite, como no caso de um osteoma osteoide, de acordo com a American Academy of Orthopaedic Surgeons. Essa condição é um tumor benigno que ocorre tipicamente em indivíduos jovens. Atividade também pode aumentar a quantidade de dor e ela pode ocorrer no local do tumor ou nas articulações próximas. Num tumor tibial, o desconforto pode aparecer na canela, no joelho ou no tornozelo.

Inchaço

O inchaço da parte inferior da perna pode ocorrer em caso de tumor ósseo na tíbia e o seu tamanho pode mudar de um dia para o outro. De acordo com a "AAOS Comprehensive Orthopaedic Review", o inchaço pode ser visto muito bem por ressonância magnética da perna.

Massa em crescimento

A presença de uma massa em crescimento pode ser um sinal de um tumor ósseo. Ela pode ser dolorosa ou nao apresentar dor alguma, dependendo do tipo de tumor e se ele está em contato com outras estruturas. Uma massa desse tipo pode causar compressão de nervos ou bursite, de acordo com a "AAOS Comprehensive Orthopaedic Review". Bursite é uma inflamação dolorosa do saco de bursa, um reservatório de fluído, que pode se desenvolver em cima do tumor ósseo. A massa que se desenvolve pode ser firme, macia, móvel ou imóvel, dependendo do tipo de tumor.

Sintomas gerais do câncer

Sintomas de febre, arrepios, suores noturnos, fadiga, mudanças de apetite e perda de peso indesejada e recente são todos sintomas gerais de câncer, de acordo com a MayoClinic.com. Esses sintomas podem indicar que o tumor ósseo se trata de uma lesão metastática e que o câncer primário pode estar localizado em outro órgao.

Fratura

Fraturas podem ocorrer num osso enfraquecido por um tumor, de acordo com a MayoClinic.com. Elas são conhecidas como fraturas patológicas e são, geralmente, o resultado de um trauma mínimo ou de nenhum trauma conhecido. O local da lesão pode gerar dor, levar à incapacidade de movimentação ou causar uma deformação em alguma das extremidades. As fraturas podem ocorrer na tíbia, perto do joelho, no meio da canela ou no tornozelo.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media