Saúde

Sintomas de espondilolistese de grau 1

Escrito por george n. root iii | Traduzido por lara scheffer

A espondilolistese é uma condição onde partes da coluna começam a sair do lugar. Os sintomas do grau 1 dessa doença podem aparecer subitamente ou progredir lentamente com o tempo. Para diagnosticar a condição, um médico usará um exame de imagem, como uma ressonância magnética ou um raio-X, para determinar quanto os ossos da coluna se moveram.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

A espondilolistese é uma condição na coluna onde um dos ossos do local, conhecidos como vértebras, desliza para frente ou para a trás, em relação ao resto dos ossos. Quando uma vértebra desliza, pode causar uma compressão espinhal, possíveis danos à medula espinhal e também uma curvatura da coluna. Os diferentes graus da espondilolistese são baseados na extensão do movimento da vértebra. Na espondilolistese de grau 1, o osso movimentou-se de 1 a 25%.

Efeitos

Os sintomas dolorosos iniciais da espondilolistese de grau 1 podem não ser significativos. A pessoa pode nem sentir um desconforto no começo, mas, conforme a vértebra continua a deslizar, talvez haja uma dor nas costas súbitas, que piora progressivamente. A dor pode originar-se e permanecer na área onde a vértebra está se movimentando ou pode haver pressão sobre os nervos circundantes, que causará a dor referida. A dor referida é a que se origina em uma parte do corpo, mas é sentida em outro. Por exemplo, se uma vértebra na parte superior da coluna desliza, pode exercer pressão sobre um nervo que vai até o braço. A dor seria originada na coluna, mas sentida no braço.

Potencial

Alguns outros critérios ocorrem durante a espondilolistese de grau 1. Não só a vértebra está deslizando, mas também o disco que fica entre a vértebra afetada e a que fica próxima dela. Em alguns casos, a espondilolistese de grau 1 pode deslocar o disco, causando uma dor forte e debilitante. A pessoa pode começar a sentir uma dor aguda ou uma sensação de queimação associada ao disco deslocado e, com o tempo, talvez haja formigamento. Conforme a condição piora, a dor pode transformar-se em dormência e o paciente talvez comece a perder o uso do membro afetado.

Prevenção/solução

O tratamento da espondilolistese de grau 1 normalmente focará em descanso e fisioterapia para ajudar a fortalecer a área onde a vértebra deslizou, esperando que os músculos coloquem a coluna no lugar novamente. Analgésicos podem ser usados para aliviar a dor do paciente e o médico talvez recomende não levantar objetos pesados por algumas semanas.

Considerações

É importante seguir o plano de tratamento dado por um médico e realizar consultas de acompanhamento. É possível que a espondilolistese de grau 1 progrida para grau 2 mesmo com o tratamento. Se os sintomas persistirem e não melhorarem, ou se parecerem piorar, informe o médico imediatamente para que mais exames possam ser feitos.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media