Sintomas precoces do HIV

Escrito por lucila runnacles
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas precoces do HIV
É importante prestar atenção aos primeiros sintomas (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Os primeiros sintomas de alguém que contraiu o HIV são tão leves que podem ser confundidos com um mal-estar passageiro ou mesmo uma gripe. Febre constante, dores de cabeça e musculares estão entre os principais incômodos. Apesar da gravidade da doença, quem tem AIDS hoje não está sentenciado à morte. É verdade que a cura ainda não foi descoberta, mas existe um coquetel de remédios que ajuda a controlar a doença. Confira como o corpo reage e quais cuidados devemos ter para não contrair a doença.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Os médicos explicam que geralmente os primeiros sintomas podem ser confundidos com uma virose. Além de febre, dores de cabeça e musculares, podem aparecer manchas na pele, calafrios, ínguas (crescimento dos gânglios linfáticos) e dor de garganta. O mal-estar tem início a partir da segunda semana depois do contágio do vírus. A resposta do organismo varia de acordo com o estado de saúde de cada pessoa. Em estágios mais avançados, é comum o aparecimento de doenças chamadas oportunistas como a tuberculose, a meningite, a pneumonia e a candidíase, entre outras.

Sintomas precoces do HIV
Os primeiros sintomas ao contrair o vírus HIV podem ser parecidos aos de uma gripe (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Diagnóstico e transmissão

Para saber se a pessoa está infectada, deve-se fazer um exame de sangue, chamado Elisa. Geralmente, a partir do vigésimo dia após o contato de risco já é possível detectar o vírus. As principais formas de contágio são através de relações sexuais sem preservativo, pelo compartilhamento de seringas, reutilização de objetos cortantes ou perfurantes sem a devida esterilização, além de transfusões sanguíneas. Vale destacar, pois poucas mulheres sabem, que é possível contrair Aids pelo sexo oral. Segundo estudos, a probabilidade é de aproximadamente 0,04%. A mulher contaminada pode transmitir o vírus para o bebê durante a gestação ou o parto. Por isso, é importante que as mulheres façam o teste antes de engravidar. É preciso esclarecer que o HIV não é transmitido através do beijo, de lágrimas, aperto de mão, compartilhamento de toalhas ou talheres, uso de banheiro público ou picada de mosquito.

Sintomas precoces do HIV
O tesde de Aids é gratuito e sigiloso (Kim Steele/Photodisc/Getty Images)

Tratamento

Graças ao avanço da Medicina, desde 1995, um coquetel de medicamentos é prescrito aos soropositivos. Esse conjunto de drogas mudou completamente a vida do paciente, aumentando a qualidade de vida e prolongando-a por muitos anos.
Após o início do tratamento, quem usa o coquetel pode ter tonturas, diarreias, problemas nos rins e fígado. Porém, de modo geral, o tratamento é bem tolerado pela maioria dos portadores do vírus. Segundo o Ministério da Saúde, a Aids não mata. No entanto, é preciso lidar com as chamadas doenças oportunistas. Por isso, é recomendável que os soropositivos cuidem da alimentação, pratiquem exercícios físicos e estejam bem emocionalmente.

Sintomas precoces do HIV
Cada paciente responde de uma maneira ao coquetel de remédios, por isso o acompanhamento médico é essêncial (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Prevenção e recomendações

A maneira mais eficiente para não contrair o vírus é manter relações sexuais com proteção. Além disso, usar somente seringas descartáveis. Mulheres grávidas devem fazer obrigatoriamente o teste do HIV durante o pré-natal. Se estiver infectada, é fundamental começar o tratamento o mais rápido possível. É possível uma mulher infectada engravidar e dar à luz sem contaminar o bebê. O teste do HIV, também conhecido como Elisa, é sigiloso e oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sintomas precoces do HIV
A melhor maneira de prevenir é fazer seguro, com camisinha (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível