Sintomas de tumor na medula espinhal

Escrito por dana severson | Traduzido por ricardo schweitzer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de tumor na medula espinhal
O câncer na medula espinhal apresenta diversos sintomas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um tumor na medula espinhal é essencialmente um crescimento na espinha dorsal. Ele pode se desenvolver dentro do canal espinhal em si ou em uma ou mais vértebras, e pode ser benigno ou maligno. Independentemente de sua localização e natureza, a formação de um tumor nessa área do corpo pode causar diversas complicações, já que muitos nervos são ligados à medula.

Outras pessoas estão lendo

Dor

Em casos de tumor na medula espinhal a maioria das pessoas sente dor. A dor pode ser isolada apenas às costas, seja na parte inferior, central ou superior, mas dependendo da localização do tumor ela também pode se espalhar até o quadril e a perna, subir até o ombro e braço ou até afetar o pescoço. Assim como com qualquer tipo de dor, pode variar desde uma dor leve e tolerável até uma dor aguda e torturante.

Fraqueza

Em algumas pessoas a presença desse tumor significa a perda de força em, no mínimo, um dos braços ou pernas. Isso é causado principalmente pela pressão que o tumor aplica nos nervos que vão da espinha até esses membros. A fraqueza pode vir acompanhada de uma mudança de sensibilidade nessas mesmas extremidades, manifestando-se como um adormecimento ou falta de sensibilidade nos braços, mãos, pernas e pés.

Distúrbios de mobilidade

Dependendo da quantidade de pressão que o tumor está causando nos nervos, pode ocorrer uma redução da capacidade de movimentação da pessoa. Isso pode levar à dificuldades de ficar de pé, caminhar, carregar objetos e até sentar com as costas retas. Algumas pessoas também sentem a dificuldade de fechar a mão em um punho, enquanto outros têm problemas em dobrar as pernas.

Funções corporais

Apesar de nem todas as pessoas com um câncer na medula espinhal sentirem dificuldades de locomoção, existe um grande potencial de que esse desenvolvimento na espinha irá causar a alteração de algumas funções corporais. O paciente pode começar a sentir dificuldades de urinar ou realizar movimentos peristálticos. À medida que o tumor progride a pessoa pode até perder o controle sobre essas funções corporais.

Paralisia

Também existe a possibilidade que um tumor na medula espinhal possa levar à paralisia. Essa pode não ser uma paralisia total, já que, assim como os outros sintomas, depende de onde o tumor está localizado. Em alguns casos a paralisia pode ser isolada a um braço ou perna, enquanto outros podem sofrer de paralisia das duas pernas ou dois braços.

Sensibilidade

Um tumor localizado na extensão da medula espinhal também pode fazer com que a pessoa tenha menor sensibilidade a alterações de temperatura e à dor. Isso pode ocorrer nas costas, braços, pernas, mãos e pés, e irá depender de onde está e para onde vai o nervo sendo afetado pelo tumor.

Intervalo de tempo

Muitos dos sintomas associados com os tumores da medula espinhal irão se desenvolver em níveis variados, devido à própria diferença entre a velocidade de crescimento dos tumores em si. Na maioria das vezes, um tumor benigno (não-canceroso) causa a presença dos sintomas em um período que dura anos, enquanto em um tumor maligno (canceroso) o paciente sentirá um surgimento mais rápido de sintomas, que irão piorar em um curto espaço de tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível