Casa

Sistema de coleta de água potável caseiro

Escrito por roger delvenado | Traduzido por fellipe jardim
Sistema de coleta de água potável caseiro

Os sistemas de coleta de águas pluviais caseiros podem compensar substancialmente o uso de água

Photos.com/Photos.com/Getty Images

O aproveitamento de águas pluviais é uma ótima maneira de compensar o uso de água em casa em muitas partes do país. Isso não só preserva os corpos de água, mas também economiza dinheiro. Sistemas de captação de água caseiros são, felizmente, de design e conceito bastante simples. A implementação de mais componentes para tratar a água da chuva para que ela possa ser usada para beber complica um pouco a configuração, mas ainda está bem dentro do âmbito de um aprendiz dedicado.

Outras pessoas estão lendo

Captura

A captura da água da chuva é o primeiro passo de um sistema de coleta de água. A maioria das casas já tem os principais componentes de um sistema de captação -- um telhado, calhas e tubulações de drenagem -- instalados pelo construtor. Quem quiser fazer um sistema de coleta caseiro só precisa adicionar os filtros e um tanque de retenção. Os filtros são telas de malha instalados ao longo das calhas e nas admissões dos bicos de drenagem para evitar que folhas e detritos obstruam os equipamentos. Os tanques, os quais se conectam às tubulações de drenagem, estão disponíveis nas lojas ou podem ser feitos em casa a partir de barris de plástico. É fundamental combinar o tamanho do tanque à quantidade de chuva que espera que seja armazenada.

Transporte

O transporte é o método pelo qual a água é transportada para um tanque de retenção do sistema de coleta de água da chuva. O método mais simples de transporte é a gravidade. Usando esse método, um tanque colocado imediatamente embaixo de uma calha que sai de um telhado é o máximo em eficiência. Esse método nem sempre funciona e às vezes um tanque precisa ser enterrado ou estar localizado um pouco distante da casa. A gravidade ainda pode funcionar nessas situações. A tubulação, disponível em lojas de ferragens, pode ser enterrada inclinada cerca de 2,5 cm para cada 1,2 m ou ou 1,8 m para garantir que a gravidade e a pressão da água sejam mantidas ao mover o volume para o tanque. Certifique-se de escolher a tubulação apropriada para água potável se o plano for usar a água da chuva para beber.

Contenção e distribuição de água

Tanques de polipropileno para sistemas de coleta de água potável caseiros estão prontamente disponíveis nas lojas em uma ampla faixa de tamanhos. Mais uma vez, é fundamental combinar o tamanho do tanque às condições de chuva na área. Isso pode ser feito calculando-se a precipitação média mensal para a área, bem como a quantidade de água que o sistema pode coletar -- a qual é uma função da área do telhado. Uma pequena bomba elétrica -- por exemplo, de 372 watts -- pode fornecer a pressão necessária para distribuir a água potável para diferentes áreas ou para outros usos.

Filtração e esterilização

Para tornar a água da chuva coletada potável, mais algumas etapas são necessárias além da configuração básica descrita acima. A água da chuva pode conter contaminantes ambientais do ar, bem como poeira, areia e outras coisas trazidas no processo de coleta. A filtração geralmente começa antes que a água atinja o tanque de retenção (isto é, telas de malha sobre as admissões da tubulação de drenagem) e torna-se progressivamente pequena para filtrar as partículas mais finas. Filtros estão amplamente disponíveis e são classificados pelo tamanho em mícrons. Um sistema de água potável deverá utilizar filtros, após o tanque de retenção, de até pelo menos 2 ou 3 mícrons para capturar as partículas mais finas. Antes de beber, a água também deve ser esterilizada -- uma lâmpada UV é perfeita para esse trabalho, uma vez que a luz UV destrói a capacidade dos micróbios de se reproduzirem.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media