Mais
×

Sobre alho fresco e granulado

O alho é um tempero popular, que pode ser usado fresco, desidratado, em pasta, picado ou cortado. Quando fresco, dura de algumas semanas a alguns meses. Para a maioria dos usos culinários, a versão granulada é a melhor maneira de possuir esse tempero versátil à mão, pois é fácil de armazenar. É alho puro bem ao seu alcance.

O alho tem sido usado para fins alimentares e medicinais há milhares de anos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

História

O alho tem sido usado para fins alimentares e medicinais há milhares de anos. Os antigos egípcios o adoravam, ao ponto de criarem imagens de barro de dentes de alho para o túmulo do rei Tutancâmon e de o incluírem na alimentação dos trabalhadores que construíram as pirâmides. Ele também foi usado pelos antigos romanos, para tratar mordidas de cão, lepra e asma. Atletas olímpicos gregos usavam alho para melhorar o desempenho físico. Durante a Idade Média, o tempero era amarrado atrás das portas, para combater a praga.

Características

O alho granulado é feito a partir do vegetal fresco. Os bulbos são colhidos, limpos, picados, ressecados e moídos ou triturados. Esse produto possui uma textura mais grossa e uma coloração mais dourada em relação ao alho em pó. O verdadeiro alho granulado é puro e não possui corantes ou aromatizantes. Os pequenos grânulos apresentam um sabor mais pungente do que o sal de alho. Mal comparando, o alho em pó salgado é um sal de mesa com alho moído.

Função

O alho granulado pode ser utilizado da mesma forma que o fresco. Por isso é, ou deveria ser, alho puro, sem ingredientes adicionais. Ele é usado para adicionar sabor a alimentos cozidos, saladas frescas ou pão. A medida de 1/4 de colher de chá de alho granulado equivale a um dente de alho. Os grânulos são desidratados e assumem um sabor um concentrado. Eles se dissolvem rapidamente, liberando seu aroma, e podem ser salpicados sobre os alimentos ou medidos e incorporados diretamente a uma receita.

Benefícios

Os fãs do tempero normalmente mantêm um pote de alho granulado na cozinha, pois não é preciso cortar, amassar ou prepará-lo de outra forma. O produto já vem uniformemente moído ou triturado, para proporcionar uma textura uniforme. O alho fresco, em comparação, é restrito a uma temporada específica e está sujeito a podridão ou bolor, se transportado ou armazenado de forma inadequada, e deve ser consumido imediatamente. O alho granulado pode estar sempre acessível na prateleira de especiarias. Ele ocupa menos espaço do que o alho fresco ou seco. A embalagem apresenta a data de validade do produto, que pode ter uma vida útil de até dois anos.

Considerações

O alho tem um odor penetrante, originário dos compostos sulfurosos no bulbo. Cortar o alho fresco pode deixar um odor forte nas mãos durante dias. O produto preparado, como o alho granulado ou em pó, impede que esse odor penetre na pele, pois pode ser acrescentado diretamente ao prato, sem que seja necessário cortar ou descascar os dentes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article