Sobre a Glasnost e a Perestroika de Gorbachev

Escrito por chad hagy | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre a Glasnost e a Perestroika de Gorbachev
Mikhail Gorbachev (http://www.writespirit.net/authors/mikhail_gorbachev/gorbachev3)

Se você já ouviu a frase: "Aqueles que não aprendem com a história estão condenados a repeti-la", você entende a importância da reforma e do avanço contínuo em qualquer sociedade. Mikhail Gorbachev foi um pensador arrojado, que sabia dos riscos de sua nação repetir sua história tumultuada. Quando chegou ao poder em meados dos anos 1980, o Partido Comunista era a facção dominante na URSS (União Soviética). Através de suas idéias como as chamadas Perestroika e Glasnost, ele foi capaz de mudar 75 anos de pensamento de seu povo e mover a nação para um novo começo.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Por definição, a Glasnost se traduziria como "liberdade de expressão". Gorbachev acreditava que se ele fosse mais aberto com o público, isso poderia ajudar a diminuir a corrupção do governo soviético e do Partido Comunista. Esta era uma maneira de Gorbachev ser mais aberto com seu povo sem divulgar na íntegra quaisquer segredos ou informações. Perestroika, que vem da palavra russa que significa "reestruturação", é basicamente definida como a reestruturação do sistema político, social e econômico. Para Gorbachev, Perestroika era um tipo de reestruturação que ajudou a desenvolver a democracia em toda a URSS. No entanto, ela foi recebida com grande resistência pela burocracia econômica, porque deu maior independência econômica para as empresas, em vez do governo.

Importância

A importância da Glasnost e Perestroika de Gorbachev foi a de expor as décadas de corrupção no controle político, econômico e social criado por Marx, Lenin e Stalin. Isto deu aos russos muito mais liberdade em suas vidas diárias e nas relações econômicas. Isso levou a uma menor censura em todo o país e as pessoas foram autorizadas a discutir política como nunca antes. Por fim, a importância do plano de Gorbachev iria mudar a história da Rússia e moldá-la em uma sociedade capitalista mais livre.

Efeitos

A Glasnost concedeu mais controle aos meios de comunicação. Como resultado, os membros da mídia puderam tornar o governo mais transparente. O governo soviético encobria a fome, as situações precárias de moradia, a poluição e o alcoolismo entre a população. Outro efeito importante da Glasnost foi a libertação de milhares de presos políticos e dissidentes dos Gulags, o sistema penal russo, que condenava as pessoas a fazer trabalhos forçados como punição por seus atos. A Glasnost também abriu as portas para a literatura proibida, dando ao povo o direito de ler livros que não eram permitidos antes deste período. O principal efeito da Perestroika foi mudar completamente a economia da Rússia. Foi possível para empresas e companhias uma maior liberdade econômica, para se tornarem autossuficientes e alcançarem mais do que podiam antes.

Teorias?Especulações

Tal como acontece com todo pensamento radical, há uma abundância de teorias a respeito do porque de alguns aspectos da Glasnost e Perestroika terem funcionado e outros não. Alguns acham que o plano de Gorbachev era originalmente uma manobra do líder da KGB, Yuri Andropov, perfeitamente engendrada pela KGB para dar a liderança mais poder sob a aparência de democracia. Outros achavam que a Perestroika era mais como um movimento democrático que deu aos líderes que se opunham a autoridade total um novo foco. De qualquer maneira, a Perestroika foi um dos principais motivos para a queda do Partido Comunista na URSS e a ascensão da democracia em todo o país. Ela também ajudou a trazer um fim pacífico e produtivo para a Guerra Fria, bem como acabar com grandes divisões em toda a Europa.

Opinião de especialistas

Alguns especialistas acreditam que Gorbachev tinha diferentes ideias sobre a Perestroika e que sua opinião mudou ao longo do tempo. Inicialmente, ela foi concebida para a reforma completa de todos os aspectos da sociedade. No entanto, logo veio a significar mudanças sistemáticas, que se encaixavam na agenda de Gorbachev em determinado momento. Infelizmente, para Gorbachev, a Glasnost é frequentemente citada como o motivo pelo qual ele foi retirado do poder, estando ele cada vez menos capaz de controlar as discussões na arena política.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível