Estilo

Sobre roupas africanas

Escrito por sharon l. cohen | Traduzido por andre trapani possignolo
Sobre roupas africanas

Conheça os vários diferentes tipos de roupas africanas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A Africa é um continente enorme, com numerosas culturas e milhares de tribos diferentes, cada uma com suas próprias tradições e idiomas. Portanto, um assunto como "roupas africanas" inclui diversos tipos de roupas. Além disso, as vestimentas são muito influenciadas pelo clima e pelas atividades diárias da pessoa. O algodão e a seda tradicional da África são feitos de fibras naturais ou orgânicas e duram muito, além de, geralmente, serem muito coloridos.

Primeiras vestimentas

Os antropólogos acreditam que as primeiras vestes surgiram na África, há cerca de 75 mil anos atrás, provavelmente feitas a partir de couro e pele animal, que eram usadas para fazer tangas e coberturas para o corpo. Em algumas localizações geográficas, penas e conchas foram usadas para os primeiros adornos. Nas áreas tropicais, as roupas eram feitas das cascas internas de árvores como a figueira. Batia-se na casca com um martelo de madeira, uma pedra ou um osso até que amaciasse, então as camadas separadas eram sobrepostas em camadas maiores, depois eram secas e decoradas.

Aso-Oke nigeriano

Apesar dos estilistas às vezes adicionarem elementos modernos, os africanos ainda fazem muitas roupas com séculos de tradição. Um dos trajes mais conhecidos da Nigéria, que é usado para eventos especiais, é chamado "Aso Ilu Oke," também conhecido por "Aso-Oke" ou "Aso-Ofi". Nestes, o material é tecido em um tear e, em seguida, os painéis separados são costurados lado a lado, formando um padrão. O Aso Ilu Oke feminino é composto por um vestido de manga comprida e cintura fina, um acessório específico de cabeça e um xale.

Danshiki africano

Uma veste africana masculina (atualmente usada também por mulheres) muito popular é o "danshiki" ou "dashiki". É uma camisa longa com ou sem mangas que normalmente vai até o começo das coxas e é bordada ou decorada com uma variedade de desenhos, principalmente em volta da área do pescoço. Os homens normalmente o usam com um "kufi" sem aba ou com um chapéu.

Caftan africano

Roupas africanas são conhecidas pela variedade de estampas decorativas e pelas cores vivas. O "caftan" ou "kaftan", por exemplo, é uma veste longa com ou sem mangas que hoje é geralmente usado por mulheres. Antigamente, entretanto, os homens africanos também o usavam normalmente. Pesquisadores reportam ainda que os antigos egípcios, como Cleópatra, usavam caftans de seda decorados. O termo "caftan" tornou-se uma palavra genérica e é usado em toda a África e em outras partes do mundo.

Vestidos tradicionais da África do Sul

As mulheres que usam o vestido tradicional do povo Xhosa, da África do Sul, utilizam um xale ou uma manta sobre o ombro e uma saia longa que muitas vezes é enfeitada com tranças. Suas cabeças são cobertas com um turbante amarrado bem solto. Para eventos especiais, o vestido pode ser decorado com um bordado de contas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media