O que é socialismo

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é socialismo
O socialismo busca uma sociedade mais justa (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Entre as várias doutrinas políticas e econômicas que os governos dos países podem escolher para administrar seu território e sociedade está o socialismo. Muitos o consideram um sistema totalmente anti-capitalista, porém no decorrer da história, a doutrina socialista sofreu algumas alterações e outras interpretações. Entretanto todas elas possuem um elo em comum: a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, seja através de revoltas populares, evolução da sociedade ou reformas políticas graduais. A maioria dos socialistas concorda que o capitalismo gera uma concentração de bens muito injusta, na qual os poderosos sempre exploram os mais fracos visando o maior lucro possível.

Outras pessoas estão lendo

Características

O socialismo possui ideais e características que batem de frente com o capitalismo, principalmente em três pontos: meios de produção, fim das classes sociais e a intervenção do estado na economia. No socialismo puro todas as empresas, fábricas e terras que produzem riquezas são propriedade do governo, assim ele pode dividir os bens da nação de maneira igual e justa para toda a população. Ao igualar a distribuição de benefícios, as classes sociais acabam: se extinguem ricos e pobres, empregados e chefes. Com o governo controlando toda a economia, fica mais fácil administrar a quantidade de bens produzidos, a média salarial das pessoas e o preço dos produtos.

O que é socialismo
O socialismo prega o fim das classes sociais (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Origens

Comparado ao capitalismo, o socialismo é um sistema político e econômico muito mais jovem, de origem no século XIX na Europa. Depois da revolução industrial, que modificou radicalmente a maneira que o trabalho era feito, muitos operários europeus começaram a demonstrar seu descontentamento com a exploração que sofriam nas fábricas. O socialismo, que pregava uma sociedade mais justa, começou a se popularizar principalmente depois da publicação das ideias dos alemães Karl Marx e Friedrich Engels. Os dois teóricos formularam a base do socialismo, que só seria implantado de maneira prática em 1917, quando a Revolução Russa derrubou a monarquia de seu país e instalou a URSS (União Das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Outros exemplos de países onde o socialismo foi implantado são Cuba, China e Coreia do Norte.

O que é socialismo
Karl Marx, um dos principais pensadores do socialismo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Socialismo no Brasil

Apesar de nunca ter sido inserido de forma total no Brasil, o socialismo encontra vários simpatizantes entre os políticos nacionais. Partidos como PT, PSTU, PCO, PSOL, PDT, PSB, PC e PC do B foram fundados a partir de bases socialistas. Alguns deles, como PT, PSB e PDT têm uma interpretação mais social democrata e acreditam que a reforma socialista pode ocorrer de forma gradual sem a necessidade de uma revolução, transformando o capitalismo num modelo o mais igualitário possível. Programas como "Bolsa Família" e "Minha Vida", por exemplo, têm inspirações socialistas, já que servem para distribuir a riqueza da nação para os menos favorecidos.

O que é socialismo
PT, um dos partidos brasileiros com bases socialistas (Oscar Sabetta/Getty Images News/Getty Images)

Críticas ao socialimo

Os críticos da doutrina socialista alegam que esse sistema contraria a própria natureza humana, impedindo as pessoas de terem ambição e liberdade de escolha. Acusam também que o socialismo, quando implementado na prática em países como Cuba e URSS, gerou governos burocratas, corruptos e extremamente atrasados tecnologicamente, sem efeitos benéficos na sociedade. Ao contrário do capitalismo, onde as empresas são incentivadas a serem eficientes e produtivas, os opositores alegam que no socialismo isso não existe, já que os governos possuem muito poder e orçamento para se preocuparem com eficiência e custos.

O que é socialismo
Críticos dizem que o socialismo não é eficiente (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível