Solução eficaz para câimbras nas pernas

Escrito por cindi pearce | Traduzido por marina vidal
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Câimbras nas pernas certamente chamam a atenção, seja quando acontecem após uma corrida ou durante à noite. A seguir encontram-se algumas medidas preventivas para diminuir a incidência delas e algumas técnicas para ajudá-lo a se recuperar mais rápido, caso as câimbras ocorram.

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Coma alimentos específicos

Coma algumas bananas por dia. Essa é uma solução simples, mas, segundo muitos, eficiente no tratamento. Banana contém potássio, que deve afastar as câimbras. Além disso, coma algumas colheres de mel por dia, pois também há relatos da sua eficiência.

Beba chá

Tente beber chá de folha de framboesa pela manhã, para ajudar na prevenção.

Hidratação

Mantenha-se hidratado. A desidratação pode causar câimbras. Assegure-se de que a sua dieta seja rica em potássio e cálcio, pois esses dois nutrientes são necessários para a prevenção.

Alongue-se

Aqueça-se fazendo um alongamento antes dos exercícios. Ao passar de um estado sedentário para um de total exercício, você poderá ter câimbras. Isso acontece porque seus músculos não tiveram tempo para se ajustar ao movimento.

Câimbras noturnas

Enquanto dorme, coloque uma toalha enrolada embaixo dos pés. Isso impedirá que seus dedões fiquem apontados para baixo e consequentemente prevenirá câimbras durante a noite, é o que diz o site "Home Remedies for you".

Massageie

Massageie o músculo com câimbra na direção em que ele se move naturalmente ou aplique uma compressa gelada no local, isso ajudará o músculo a relaxar. Caso a câimbra seja na panturrilha, flexione e estique a ponta dos pés. De acordo com Patrice Morency, um especialista em tratamentos de lesões esportivas, a ideia é contrair um músculo oposto àquele que está com câimbra, que consequentemente relaxará.

Uma técnica estranha, porém eficaz

Isso pode parecer estranho, mas, caso sinta câimbras nas pernas, aperte seu lábio superior com o indicador e dedão por cerca de trinta segundos, é o que sugere o site "Mother Nature". Há relatos de que isso alivia a câimbra.

Resistência

Puxe seus dedões para cima, enquanto alguém empurra seus pés para baixo. Segundo Morency, isso proporciona mais resistência e deve relaxar um músculo com câimbra.

Alongue o músculo

De acordo com Andy Clary, treinador principal do time de futebol da University of Miami (Universidade de Miami), em Coral Gables, Florida, deve-se alongar o músculo com câimbra. Sente-se, estenda suas pernas à sua frente e puxe os dedões em direção ao joelho.

Exame de sangue

Caso esteja hidratado e ainda sinta câimbras, pode ser que haja um desequilíbrio de eletrólitos em seu organismo. Considere beber um isotônico que reponha o potássio e o sódio necessários. Para ter certeza do problema, o Dr. Craig Hersh, médico do Sports Medicine Center (Centro de Medicina Esportiva) em Fort Lee, Nova Jérsei, recomenda fazer um exame de sangue que determinará se a causa é realmente a deficiência de potássio ou sódio.

Alho e chá de semente de papaia

O site "Natural Cure Guide" recomenda beber chá de semente de papaia várias vezes ao dia para prevenir dores nas articulações, que podem ser causa de câimbras. Tente fazer isso por duas semanas, se não aguentar (ou não aguentar o odor que resulta da técnica) coma um dente de alho por dia. Você poderá fritá-lo em óleo de mamona ou manteiga clarificada. Faça isso por dois meses.

Outras técnicas

A clínica Mayo recomenda alongar-se caso sinta câimbras nas pernas. Esfregar o músculo afetado também ajuda. Coloque o seu peso na perna com câimbra e dobre levemente o joelho. Caso não consiga, puxe o pé na sua direção pelo dedão. Ao fazer isso, a perna deve estar estendida na sua frente. Isso também ajuda se a câimbra for no tendão.

Outra técnica é se posicionar atrás de uma cadeira firme. Apoie uma das mãos na cadeira e com a outra puxe a perna com câimbra em direção às suas costas, de maneira que a sola do pé fique em contato com os glúteos. Aplique uma compressa quente na área afetada. Para muitos, essa é uma maneira eficiente de acalmar o músculo com câimbra, mas para outros uma compressa fria funciona melhor.

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