Spray de pimenta para cães

Escrito por contributing writer | Traduzido por larissa franzin tavares dos santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Spray de pimenta para cães
Use spray de pimenta contra o ataque de um cão agressivo (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Qualquer um que tenha sido ameaçado por um cão enorme e com cara de mal admite o terror que isso causa e o desejo de se proteger a qualquer custo. As chances de ser atacado por um cão são poucas, mas se você mora em um bairro onde há muitos cães, e alguns deles gostam de perambular, é preciso considerar a ideia de levar consigo uma lata de spray para cães, especialmente se você tem crianças ou frequentemente passeia com um cão vulnerável.

Outras pessoas estão lendo

Importância

Existe uma variedade de produtos que oferecem proteção contra cães de rua ou agressivos. O spray de pimenta é um dos mais eficazes por inúmeras razões, em especial, porque repele os cães a distância. Alguns produtos, como o bastão elétrico, dispositivo que dispara uma corrente elétrica, exigem que você esteja a distância de um braço do cão, além de precisarem de destreza em seu manejo. A eficácia do spray de pimenta, por outro lado, se dá a uma distância de até 3 metros, e é pulverizado como a água que sai de uma mangueira de alta pressão. Pouca é a quantidade de spray necessária para deter um cão feroz. O spray de pimenta cheira mal. A adrenalina, agressividade, robustez e doenças mentais não são fatores suficientes. Uma dose generosa do spray irá desencorajar até mesmo um cão furioso em questão de segundos.

Alerta

Embora o spray de pimenta seja bastante eficaz contra cães agressivos, e seu mecanismo de uso seja simples (apontar o spray e apertar o botão), proteger-se de um ataque pode ser complicado. A adrenalina e a agitação não diminuem o efeito do spray de pimenta no cão, mas podem diminuir sua capacidade de manejá-lo com eficácia. Os sprays de pimenta para cães funcionam de forma bem semelhante aos sprays para vespas. Se você conseguir acertar uma colmeia de vespas pendurada no beiral de sua casa, também irá conseguir acertar o focinho de um cão a distância. No entanto, se o enxame de vespas voar ferozmente em sua direção, o ruído ameaçador daquela mancha escura aceleraria seus batimentos cardíacos, aumentaria sua adrenalina e, subsequentemente, seus braços tremeriam. A analogia ao ataque de um cão é óbvia. Você pode e deve praticar o uso do spray (será preciso recarregá-lo de tempos em tempos para mantê-lo novo, uma data de validade vem impressa na lata), até que você consiga acertar um alvo imóvel na mosca com confiança. Mas tenha em mente que o confronto real com um animal aumenta significativamente os riscos. Lembrar-se disso o ajudará a se manter calmo caso ocorra uma crise.

Considerações

Na maioria das cidades, é permitido portar spray de pimenta. Os sprays para cães vêm em um tipo de lata que pode ser presa a seu cinto a fim de facilitar o uso. No entanto, você deve se informar sobre as legislações referentes ao porte de sprays de pimenta (caso haja alguma) em sua área de residência.

Efeitos

Também é preciso considerar se o spray de pimenta usado é ideal tanto em termos de eficácia sobre um cão agressivo quanto em relação à saúde do animal. O seu efeito é extremamente dolorido, e suas consequências podem durar por muitas horas. As situações em que você pode se deparar com um cão agressivo são diversas. É melhor que o cão seja atingido por uma dose do spray do que você, seu animal ou filho sofram um grave ferimento. Porém, algumas formas de spray de pimenta para cães são mais humanas do que outras. Sua potência é a mesma, mas são aprovados pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) como a forma mais humana de se defender do ataque de um animal se, e quando, isso for necessário.

Precauções extras

Converse com um veterinário caso tenha mais dúvidas, seja em relação às melhores marcas de spray para cães, seu efeito a longo prazo, medidas de segurança para seu próprio animal, etc. Se houver cães de rua vagando pelo seu bairro, ou você tenha alguma suspeita quanto a algum animal, entre em contato com o Departamento de Controle de Animais (cujo contato pode ser encontrado na internet ou em listas telefônicas). Tente planejar as atividades ao ar livre, como corridas ou passeios com seu cão, em ambientes seguros e controlados, como os parques públicos. Não é possível prever um ataque com exatidão, mas o uso do bom sendo, bem como o de um elemento de dissipação como o spray de pimenta, já é um bom começo para se proteger e proteger àqueles que você ama.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível