Mais
×

Como fazer sua própria pectina em pó

Atualizado em 20 julho, 2017

Para quem gosta de fazer suas próprias conservas, como compotas e geleias, a pectina em pó é muitas vezes o ingrediente mais caro a ser adquirido. A preparação do seu próprio pó permite que você o utilize em um conjunto mais diversificado de receitas. Para aqueles que estão preocupados com a presença de aditivos em pectinas fabricadas, a preparação do seu próprio pó de pectina permite determinar exatamente quais ingredientes estão presentes em seu alimento.

Instruções

Você precisa de pectina para preparar uma geleia (jelly making image by hazel proudlove from Fotolia.com)

    Pectina cítrica

  1. Corte suas frutas cítricas em pedaços e retire suas cascas, mantendo o máximo da medula (a parte branca da casca) possível.

    Remova a casca das frutas cítricas (pomelo yellow citrus fruit image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
  2. Pegue uma faca afiada e corte a parte colorida da casca do miolo. Deixe que a medula seque completamente em uma área ensolarada e bem ventilada. É melhor deixá-la secar por pelo menos 12 horas.

  3. Use um processador de alimentos ou um almofariz e pilão para moer o miolo seco em um pó fino.

    Pectina de maçã

  1. Descasque e retire o núcleo da maçã, separando a casca rente à fruta.

  2. Corte o miolo da maçã em pedaços finos e utilize um desidratador de alimentos para desidratar tanto a fruta quanto a casca. Se você não tiver um, desidrate apenas a casca em uma área ensolarada e bem ventilada, deixando-a por pelo menos um dia, para garantir a desidratação completa. Você deve obter flocos finos e friáveis​​.

    Corte a maçã em fatias finas (cutting apple image by Vladislav Gajic from Fotolia.com)
  3. Use um processador de alimentos ou um almofariz e pilão para moer os flocos de maçã ou a casca em um pó fino.

    Como utilizar

  1. Despeje 220 g de pectina em pó e adicione 4 colheres de sopa de suco de limão. Misture e deixe repousar por uma hora, em seguida, adicione duas xícaras de água e deixe repousar por mais uma hora.

  2. Ferva a mistura suavemente por 10 minutos, deixe esfriar e, em seguida, coloque-a em uma gaze sobre uma tigela, para drená-la. Pressione a gaze para retirar todo o suco.

  3. Teste a força da sua pectina colocando uma colher do pó em um copo de álcool. Se a pectina formar uma massa globular, que pode ser removida com um garfo, então, a sua pectina está pronta para o uso. Se não, repita o passo 2.

  4. Use 1 xícara da mistura resultante com 1 xícara de açúcar e cerca de 1 1/2 xícara de frutas cozidas para compotas ou 1 xícara de suco de frutas para geleias.

Dicas

  • As quantidades de pectina são mais altas em frutos verdes ou que acabaram de amadurecer, então certifique-se de não utilizar maçãs ou laranjas maduras. Seu pó de pectina durará por cerca de seis meses, se você armazená-lo em um lugar fresco e seco.

Aviso

  • É essencial que os ingredientes sejam completamente desidratados antes de triturados, porque se o seu pó de pectina tiver qualquer umidade ou óleo, o resultado não será satisfatório. Como as frutas têm diferentes quantidades de pectina natural, as quantidades necessárias podem variar consoante aos tipos de compotas ou geleias que estiverem sendo preparadas.

O que você precisa

  • Frutas cítricas não maduras
  • Maçãs não maduras
  • Faca
  • Processador de alimentos
  • Desidratador de alimentos (opcional)
  • Gaze
  • Tigela
  • Suco de limão
  • Água
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article