Substitutos do malte Biscuit

Escrito por heather bieber | Traduzido por angela spada
 Substitutos do malte Biscuit
O malte é um grão que adiciona sabor, aroma e qualidade inebriante a uma cerveja (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sabor, aroma, sensação de paladar e cor são atributos muito importantes em uma boa cerveja. Os maltes influenciam os sabores, sejam eles doces ou ácidos. Além disto, acrescentam características, como é o caso dos maltes mais escuros que conferem aromas de caramelo, chocolate e "tostado". A adição de vários maltes cria cores distintivas. Eles se enquadram em dois amplos tipos: padrão e especial. Alguns maltes apreciados pelos fabricantes de cervejas, caseiros ou industriais, são apresentados a seguir. O malte Biscuit é considerado um tipo especial, juntamente com seus substitutos: Victory, torrado especial e melanoidina.

Malte Biscuit

O malte Biscuit é originário da Bélgica. O malte torrado fornece sabor e aroma ao pão fresco. A cor de uma cerveja inglesa acabada é marrom-avermelhada. Esse malte é usado na fabricação dessa cerveja assim como de cervejas claras e "porters" (cerveja preta forte). O malte Biscuit é um dos mais usados para criar dimensões de sabor e aroma.

Malte Victory

O malte Victory é um grão norte-americano. Confere as mesmas características do malte Biscuit e, portanto, é usado como seu substituto. Com um leve sabor de "tostado", adiciona o sabor de nozes e biscoito às cervejas leves e amargas. O Victory pode ser adicionado a cervejas mais escuras para lhes dar um atributo mais forte sem a indesejável doçura. Segundo o site brew-dudes.com, esse malte melhora o corpo e a retenção do colarinho do produto acabado. Cervejas com sabor natural de nozes são perfeitas candidatas ao malte Victory. No Brasil, o malte melanoidina é usado como equivalente desse tipo de malte.

Malte torrado especial

Com aroma de biscoitos frescos e tostados, o malte torrado especial é outro substituto do Biscuit. É usado em cervejas claras com aroma natural de nozes, porters e escuras. É processado pela empresa americana Briess. Contribui para a coloração vermelho-alaranjado escura e acrescenta corpo à cerveja acabada.

 Substitutos do malte Biscuit
O malte especial torrado (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Malte melanoidina

As melanoidinas são compostos flavorizantes presentes em todos os maltes. Elas reproduzem sabores semelhantes aos maltes fortes alemães. São tradicionalmente extraídas dos grãos por esmagamento. Desenvolvidas por fabricantes de cerveja caseiros, elas produzem compostos flavorizantes maltosos sem exigir um programa demorado e dispendioso. As cervejas feitas com melanoidina são intensamente maltosas e muito aromáticas. O malte adiciona a coloração, que vai de vermelho-escura a âmbar, às cervejas claras ou escuras.