Sugestões de atividades para pessoas na melhor idade

Escrito por veronica romualdez | Traduzido por helmir soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Sugestões de atividades para pessoas na melhor idade
Os idosos podem participar em atividades como jardinagem, caminhada e jogos de cartas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Quer as pessoas na melhor idade vivam sozinhas, em comunidades para idosos ou asilos, eles podem desfrutar de uma grande variedade de atividades, tanto na região onde vivem como nos centros de lazer ou em qualquer outro lugar. As atividades de lazer e as que requerem mais energia oferecem diversos benefícios. Manter a mente e o corpo ativos pode contribuir para ser saudável e perspicaz. As pessoas idosas podem participar em inúmeras atividades, desde as recreativas feitas ao ar livre até as realizadas em clubes, eventos sociais e salas de aula.

Outras pessoas estão lendo

Clubes e aulas

As pessoas na melhor idade podem inscrever-se em clubes já existentes ou começar seu próprio clube. Se não houver um dentro de seu centro comunitário, pode criar um se existirem pessoas suficientes para se associarem. Nesses centros, há muitas chances de criar clubes de livro, de fotografia, de trabalhos artesanais, de escritores e de solteiros. Haverá outros clubes, como os de informática e de jardinagem. Os idosos que desejarem aprender matérias novas ou aperfeiçoar conhecimentos adquiridos podem inscrever-se para assistir aos cursinhos de trabalhos artesanais, cerâmica, costura e dança. Podem também ter aulas de informática, cozinha, idioma ou música.

Jogos

Os seniores podem exercitar a mente com quebra-cabeças, jogos de lógica e de palavras como o sudoku e as palavras cruzadas. Existem outros jogos interessantes para idosos, como bingo, xadrês, damas e cartas. Para aqueles que queiram participar de forma mais competitiva, um coordenador de atividades pode organizar torneios e concursos.

Eventos especiais

Os eventos sociais podem ajudar a manter as pessoas idosas ativas, oferecendo-lhes a chance de se envolverem com a comunidade. Faça parte de festas de aniversário, passeios em novos locais, eventos musicais e celebrações de feriados. Eles também podem ir à cerimônias religiosas. O horário do café da manhã e do lanche permite que eles se socializem, convivendo uns com os outros. Os idosos também podem participar em discursos e palestras sobre temas de seu interesse.

Atividades de recreação e de fitness (exercício físico)

Conforme a Agência de Pesquisa e Qualidade em Serviços de Saúde e dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças, manter-se ativo ajuda as pessoas idosas a reduzir o risco de doenças crônicas, auxiliando na manutenção de problemas existentes, como pressão alta ou obesidade e ajudando a melhorar sua capacidade para se locomoverem e serem independentes. Há algumas atividades físicas que os seniores podem desfrutar, como fazer caminhada, andar de bicicleta, praticar golfe, tênis, softball, boliche e tênis de mesa. Também podem ser interessantes para as pessoas de terceira idade as aulas de ioga, tai chi ou aeróbica aquática.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível