Mais
×

Supersanduíches para fugir da mesmice

Supersanduíches no holofote
Getty Images

Introdução

Amantes de sanduíche criaram milhares de combinações deliciosas desde que o Quarto Conde de Sandwich inventou seu xará culinário no século 18. Mas, muitas vezes, é muito fácil ser vítima do bom e velho sanduíche comum na hora do lanche. Considere fazer uma surpresa aos seus amigos mudando a sua rotina de fazer sanduíches com algumas ideias novas. A chave é usar ingredientes frescos e estar aberto a experimentar, dizem os chefs.

Um queijo grelhado melhor
Getty Images

Um queijo grelhado melhor

A cadeia de restaurantes 'wichcraft, em Nova Iorque, serve um sanduíche de abóbora assada, muçarela e manteiga de avelã que tem um ótimo queijo grelhado, diz o chefe Mike Barbera. Asse a abóbora até que ela fique macia, depois tempere-a e amasse-a em uma tigela. Torre as avelãs com sementes de anis e sálvia. Moa as nozes para que fiquem com a textura de manteiga de amendoim. Pegue uma fatia de muçarela e coloque-a em um pão italiano, por cima da manteiga de avelã e da abóbora. Cubra com pão e coloque em uma sanduicheira até dourar e derreter.

Um novo sanduíche italiano
Getty Images

Um novo sanduíche italiano

Caprial Pence, chef e autora de livro de receitas, diz que ama sanduíches que oferecem uma nova maneira de experimentar um clássico. Recentemente, ela comeu um sanduíche italiano com tapenade de azeitona, pimentas em conserva em fatias finas e repolho Napa desfiado. "O sal e o tempero do salame e do Napa, em vez da alface, o tornou crocante e um pouco diferente", diz Caprial.

Spamuíche
Getty Images

Spamuíche

O Spam tem uma má reputação, mas é comum em muitos lugares, comenta Jon Chonko, autor do livro fotográfico "Scanwiches". A carne carameliza muito bem quando é dourada e é boa substituta em um sanduíche de presunto e queijo. Ele diz que também gosta de criar um sanduíche havaiano com uma fatia de spam dourada, abacaxi grelhado e molho barbecue no pão francês. "Eu gosto dos desfavorecidos", comenta ele sobre os ingredientes do sanduíche. "Eu sou um grande fã de spam e mortadela... eles foram muito difamados e destratados".

Novidade do atum
Getty Images

Novidade do atum

Troque itens tradicionais para ter um sanduíche original. No 'wichcraft, sanduíches de atum são feitos sem maionese, conta Mike. Em vez disso, eles temperam o atum com vinagre de vinho tinto, azeite, alcaparras, orégano, sal e pimenta e cebolas vermelhas. "Isso faz com que ele fique um pouco mais saudável e você possa saborear o atum quando ele não é mascarado pela maionese", diz ele. Em vez de alface e cebola, você também pode adicionar algumas azeitonas verdes picadas, limão confit, que pode ser comprado em lojas gourmet e algumas ervas-doces cortadas e colocadas em um vinagrete de limão.

Ovas e mais ovas
Getty Images

Ovas e mais ovas

Quando o blogueiro de sanduíches Bill Keaggy faz um sanduíche de salada de ovos, ele acrescenta um pouco de caviar negro à mistura, para dar um pouco mais de salinidade. Um pouco de alface no pão dá um novo sabor ao sanduíche tradicional. "Você não tem que comprar um caviar caro. Pode ser de qualquer tipo, já que é salgado", diz ele.

Coloque patê
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Coloque patê

Fígado picado é um ingrediente que pode ser difícil de comer por conta própria para muitas pessoas, comenta Jon. Mas, espalhado em um sanduíche, ele pode adicionar um delicioso sabor novo. Ele gosta de espalhar uma grossa camada com mostarda de trigo em um sanduíche de peru ou pastrami. "Fígado picado é geralmente tratado como um ingrediente principal, como patê com biscoitos, mas ele realmente funciona melhor como um condimento", diz ele. "Não é tão intenso, melhora outros alimentos e faz sanduíches melhores".

Redução de Reuben
Getty Images

Redução de Reuben

O perfil de sabor para um sanduíche Reuben é uma mistura suculenta de acidez e salinidade. Mike recomenda substituir qualquer um dos ingredientes tradicionais por outra coisa que corresponda a esse perfil. Em vez de chucrute, você pode marinar seu próprio repolho ou usar outros itens em conserva, como kimchi coreano, sugere ele.

Presunto e queijo
Getty Images

Presunto e queijo

Lembre-se sempre de que o pão não é apenas um acessório que contém o recheio do sanduíche. Ele também é um ingrediente importante. Você pode modificar um sanduíche de presunto e queijo tradicional usando rabanadas em vez de pão, sugere Bill. Outra maneira de modificá-lo é usar um molho aioli caseiro ou maionese de alho​​. O aioli dá umidade e tempera um sanduíche. "Você pode colocar qualquer aroma que quiser nele: alho ou diferentes ervas, como alecrim", conta Mike.

Substituindo o ingrediente principal
Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Substituindo o ingrediente principal

Considere substituir o ingrediente principal. Experimente salmão defumado com mostarda em vez de um sanduíche comum de presunto ou peru, ou use língua de boi em vez de carne assada. Em vez de alface, experimente mostarda cozida ou brotos frescos. Considere, também, fazer os sanduíches como antes - com muita manteiga. "Quando eu estava lendo 'James Beard's American Cookery', uma coisa que me surpreendeu foi que ele colocava manteiga em tudo, em vez de maionese. Comecei a fazê-lo e isso muda totalmente certos tipos de sanduíches", conta Jon.

Uma fruta no meio
Getty Images

Uma fruta no meio

As frutas, especialmente maçãs e peras, podem ser um ótimo complemento para sanduíches saborosos, afirma Jon. Ele diz que muitas vezes usa maçãs em fatias finas com peru ou rosbife. "Isso dá um ótimo sabor e crocância", conta. Considere também frutas cozidas, como molho de maçã em um sanduíche de carne de porco assada, acrescenta ele.

Sanduíche para a sobremesa
Getty Images

Sanduíche para a sobremesa

Bill, o blogueiro de sanduíches, credita sua esposa, Diane, por inventar um sanduíche de bolo divino. Pegue dois pedaços de bolo, espalhe cream cheese doce e adicione bananas e morangos. "É um bolo com frutas", conta ele.