Suplementos herbais para ajudar a superar o medo de falar em público

Escrito por yael grauer | Traduzido por marina pastore
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Suplementos herbais para ajudar a superar o medo de falar em público
A ansiedade ao falar em público é muito comum (Adam Taylor/Digital Vision/Getty Images)

O medo do palco, ou a ansiedade sentida logo antes de se apresentar na frente de um público, é uma fobia muito comum. Atletas, músicos e outros artistas performáticos já usaram diversas substâncias (incluindo álcool e betabloqueadores) para aliviar o medo do palco, mas estas não são recomendadas. Embora suplementos herbais possam não curar completamente o medo de falar em público, as plantas nervinas podem diminuir a ansiedade e tornar a apresentação muito mais fácil.

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Plantas

Muitas plantas têm propriedades sedativas e são designadas de maneira geral como "nervinas" por herbalistas ocidentais (porque elas atuam sobre o sistema nervoso). Estas plantas são muito brandas em comparação com medicamentos sedativos, mas ainda assim podem ser eficazes com suavidade. Porém, é aconselhável tomar cuidado e usar o bom senso.

Consulte um profissional de saúde antes de começar um regime herbal. Também é importante começar o uso de qualquer remédio fitoterápico em pequenas doses, nunca excedendo a quantidade recomendada. Tome cuidado perto de máquinas pesadas enquanto estiver usando nervinas, especialmente ao tomá-las pela primeira vez. Consulte seu médico caso você tenha algum distúrbio de saúde ou esteja tomando outros medicamentos.

A palha de aveia, ou avena sativa, é uma planta muito calmante. Este relaxante ajuda a aliviar a tensão no sistema nervoso, especialmente quando se está sob estresse. A escutelária (scutellaria laterifolia) é um excelente tônico para os nervos e sedativo. Ela é boa para a tensão nervosa, especialmente se combinada à exaustão física. A passiflora é uma excelente planta para o medo de falar em público, atuando como um sedativo leve e permitindo que a pessoa se comporte normalmente, mas relaxando um pouco. A pedicularis também é uma boa opção.

As plantas são, muitas vezes, mais eficazes como chás ou tinturas do que como vitaminas. Se uma erva não funcionar como comprimido, você pode querer experimentar um formato diferente para ver se consegue melhores resultados.

Embora não sejam fitoterápicos, os suplementos de vitamina B são extremamente úteis para o estresse. A B6 é a mais importante, mas as vitaminas são sinérgicas e trabalham juntas. Você pode tomar um suplemento de vitamina B e um de vitamina B6 adicional, se necessário. Dormir bastante, exercitar-se quando possível e praticar atividades relaxantes (como meditação, ioga ou respiração profunda) é útil ao lidar com o medo de falar em público.

Embora o medo do palco possa nunca desaparecer completamente, tomar atitudes para reduzir a ansiedade pode ajudar a diminuí-lo com o tempo ou a impedir que ele interfira no seu desempenho. A psicoterapia, visualização, acupuntura e outras técnicas também podem ser úteis às vezes.

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