Como usar técnica STAR para entrevistas de emprego

Escrito por ruth mayhew | Traduzido por monique oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar técnica STAR para entrevistas de emprego
Use a técnica STAR para dar respostas completas às perguntas de entrevista (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

O acrônimo STAR representa Situação, Tarefa, Ação e Resultado, uma técnica que pode ajudá-lo a se sair bem em uma entrevista de emprego, porque ela garante que você dê respostas sólidas às perguntas do recrutador. Recrutadores e gerentes de contratação aprovam a técnica STAR porque ela fornece uma explicação melhor do desempenho anterior do candidato, de como ele lida com os desafios no ambiente de trabalho e se é capaz de articular suas experiências. A empresa de recrutamento global Michael Page International afirma que os candidatos que usam a técnica STAR são mais bem sucedidos do que aqueles que não a usam. A empresa afirma: "Temos registos de melhorias em mais de 50 por cento na taxa de sucesso de candidatos que utilizam essa técnica em entrevista, sobre aqueles que não usam.".

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Reformule a pergunta do entrevistador para demonstrar que entendeu a pergunta. Não é necessário repeti-la verbalmente como se você estivesse em um concurso de soletração. Faça uma pausa breve e, em seguida, refaça a pergunta. Isto vai lhe dar um momento para pensar sobre como começar a sua resposta.

  2. 2

    Descreva uma situação ou desafio relacionado ao trabalho em que você foi responsável pelo resultado. Se estiver sendo entrevistado para uma posição de supervisão, use um exemplo que envolva o desempenho do empregado ou de conflito no local de trabalho. Forneça o máximo de detalhes possível, sem dar informações pessoais sobre os colegas de trabalho ou informações confidenciais sobre seu chefe. Diga ao entrevistador que você não está usando os nomes verdadeiros de colegas de trabalho, o que mostra que seu respeito pela confidencialidade.

  3. 3

    Explique as tarefas necessárias para resolver a situação. As tarefas são responsabilidades listadas na descrição do seu trabalho ou poderiam ser resultados pelos quais você é responsável, mas que não estão listados na descrição do seu cargo. Por exemplo, diga ao entrevistador "Quando implementamos um novo aplicativo de software, notei que o desempenho dos funcionários caiu, eu precisava ajudá-los a melhorar o desempenho, assim, nosso departamento poderia acompanhar a demanda dos negócios.". Neste exemplo, diga ao entrevistador que sua tarefa era aumentar a proficiência dos funcionários com o novo software.

  4. 4

    Defina as ações que você tomou para resolver a situação, inclusive o porquê de você escolher um tipo de ação em detrimento de outro. Se você decidiu trabalhar diretamente com o treinamento de software com os funcionários, ao invés de ir para uma sala de aula ou treinamento online, explique o porquê. Dê detalhes sobre suas ações, tais como a forma como você avaliou conhecimentos de informática antes do treinamento, necessidades de formação específicas para funcionários individuais e como determinou se o treinamento foi eficaz.

  5. 5

    Resuma os resultados de suas ações. Dê detalhes, tais como o quão logo você viu melhora nas habilidades de informática dos funcionários e como você avaliou os conhecimentos deles. Além disso, descreva o que você aprendeu com a experiência e se usou o mesmo método para lidar com outras questões de trabalho. Se você usou um plano de ação diferente para uma situação semelhante, explique o porquê, e se esse plano de ação teve os mesmos resultados.

  6. 6

    Use números para descrever seus resultados. Em vez de dizer "Eu vi melhoria notável no desempenho do funcionário", diga, "Após todos os funcionários do meu departamento terem concluído o treinamento, nossas classificações de serviço ao cliente estavam acimas dos 5% da empresa". Uma resposta que contenha dados concretos — tais como as medidas numéricas — é uma forma eficaz para mostrar que você entende o que leva a fazer a diferença para o seu chefe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível