Técnicas de dessensibilização para ansiedade

Escrito por micah rubenstein | Traduzido por juliana néris nakanejo
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Técnicas de dessensibilização para ansiedade
Rir é chamado de "o melhor remédio" (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

A maioria das técnicas de dessensibilização para lidar com a ansiedade envolve distrair a atenção da pessoa ansiosa. Há um número ilimitado de maneiras de fazer isso, mas as técnicas mais básicas podem ser categorizadas em uma das quatro áreas principais: ambiental, física, química e mental. Aqui está uma breve explicação para cada uma delas. Elas também podem funcionar bem em conjunto.

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Técnica de dessensibilização ambiental

Os elementos de nosso ambiente podem ter efeitos positivos ou negativos sobre nós mesmos. Por exemplo, a música pode aumentar a nossa pressão arterial e pulso, ou baixá-los da mesma forma. Por causa disso, ouvir música suave — principalmente música clássica suave — pode ajudar a diminuir sua sensação de ansiedade. Da mesma forma, os sons por si mesmos podem ser calmantes ou perturbadores. O barulho de ondas ou o som de uma fonte pode ter um efeito calmante, enquanto sirenes tendem a aumentar a sensação de ansiedade.

Os cheiros também pode aumentar ou diminuir a ansiedade. Cheiros azedos e acres tendem a ser desagradáveis, mas aromas como a lavanda podem realmente ajudar a acalmar uma pessoa.

A mudança de ambiente ou roupas também pode ter um efeito positivo. Passear pelo país ou um passeio no parque muitas vezes ajudam no alívio da ansiedade. E cores como verde e azul são calmantes, enquanto o vermelho e o amarelo tendem a excitar emoções. Simplesmente trocar a roupa de uma pessoa pode ser eficaz para dessensibilizar a ansiedade.

Técnica de dessensibilização física

A maioria dos médicos acredita que a respiração correta é uma maneira a longo prazo para reduzir a ansiedade e sugerem aos pacientes que façam aulas de ioga ou tentem a meditação. Os exercícios e a dança também ajudam a aliviar a ansiedade. Durante a atividade física, o corpo libera endorfinas, que dão uma sensação de prazer. Nessas condições, é muito mais difícil para o corpo produzir a serotonina, um neurotransmissor natural ligado à ansiedade quando presente em doses elevadas.

Técnica de dessensibilização química

Os tranquilizantes têm sido usados ​​há décadas para a dessensibilização da ansiedade, como a nicotina para os fumantes e o álcool para muitas outras pessoas. Essas drogas, no entanto, muitas vezes têm efeitos colaterais e consequências a longo prazo.

Os praticantes de medicina alternativa descobriram que muitas ervas naturais podem reduzir a ansiedade sem efeitos colaterais. Algumas das ervas mais eficazes incluem: kava kava, ginseng, valeriana, erva-cidreira, erva de São João e camomila.

Técnica de dessensibilização mental

Ler um bom livro ou assistir a um bom filme, principalmente se for uma comédia, é uma maneira rápida para diminuir a ansiedade. Rir é frequentemente chamado de "o melhor remédio" e também funciona para os distúrbios como ansiedade.

Algumas pessoas acham que dizer afirmações positivas seja eficaz e conversar com um amigo de confiança ou um conselheiro também é uma forma de dessensibilizar a ansiedade.

Avisos

O consumo de ervas pode ocasionar interações com medicamentos, como o anticoncepcional. Procure orientação de um médico ou farmacêutico antes do uso.

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