Técnicas para lavar as mãos em um consultório odontológico

Escrito por roe gillis | Traduzido por luisa menin
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para lavar as mãos em um consultório odontológico
Lavar as mãos corretamente em um ambiente odontológico consiste na lavagem das mãos todos os dias com antissépticos ou água e sabão (Dean Golja/Photodisc/Getty Images)

As técnicas adequadas para lavar as mãos em um consultório odontológico são semelhantes as usadas em qualquer outro centro médico. A higiene das mãos diminui o risco de transferência de germes e bactérias para os pacientes. Enquanto os produtos antibacterianos, tais como sabonetes líquidos e barra são populares, de acordo com a "Harvard Health Publications", sabão comum e água funcionam bem para limpar as mãos.

Outras pessoas estão lendo

Quando as mãos devem ser lavadas?

Como um dentista, as mãos devem ser lavadas antes de cuidar do paciente e imediatamente após o término do procedimento. As mãos sempre devem ser lavadas antes da colocação das luvas e depois de removê-las. Se qualquer equipamento contaminado com saliva ou sangue é tocado sem o uso de luvas, as mãos devem ser devidamente lavadas. Se a qualquer momento durante um procedimento oral as luvas forem perfuradas ou rasgadas, os dentistas e auxiliares devem lavar as mãos imediatamente.

Técnicas adequadas para lavagem das mãos

De acordo com o "Harvard Health Publications", mãos limpas com água e sabão devem ser lavadas por um período mínimo de 15 segundos. Esta técnica assegura que 90% das bactérias serão removidas. Independentemente se o sabão usado for comum ou antibacteriano, o procedimento correto é cobrir com as mãos com o produto, lave a parte de cima, esfregue as pontas dos dedos e unhas, limpe os polegares e lave entre cada dedo.

Categorias para a lavagem das mãos

Existem diferentes categorias para lavar as mãos em um consultório odontológico. Na lavagem padrão de 15 segundos é usado sabão neutro para remover a sujeira das superfícies. Uma lavagem de mãos antisséptica usa água e um sabão antimicrobiano para destruir microrganismos transitórios. Como a lavagem padrão, uma lavagem antisséptica deve durar no mínimo 15 segundos. Semelhante à lavagem antisséptica das mãos, um gel antisséptico é usado para remover os microrganismos transientes das mãos e dos dedos, mas deve ser usado com uma solução à base de álcool. As mãos devem ser esfregadas continuamente até secar. Para cirurgias orais, água e um sabão antimicrobiano precisam ser usados para lavar as mãos, dedos e antebraço de 2 a 6 minutos para destruir todas as bactérias e microrganismos.

Armazenamento adequado de materias para lavagem das mãos

Sabão neutro e produtos que contém antissépticos ficam contaminados se não forem mantidos em um recipiente bem fechado. Guarde os produtos em um recipiente que possa ser jogado fora após o uso, se for reutilizado, deve ser cuidadosamente lavado e seco antes de ser reabastecido. Sabonetes que tenham sido contaminados revertem as vantagens de lavar as mãos e da desinfecção adequada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível