Técnicas de leitura para crianças

Escrito por michaela davila | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas de leitura para crianças
Ensinar uma criança a ler e a compreender um texto exige técnicas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Aprender a ler é parte essencial da educação de uma criança, pois a habilidade de ler fluentemente e compreender o que está escrito é fundamental para todas as áreas e matérias. Portanto, é extremamente importante que as crianças desenvolvam e comecem a dominar as habilidades de leitura desde a mais tenra idade. Usar técnicas adequadas para ensinar uma criança a ler contribuirá para o seu entendimento dos princípios básicos de leitura. À medida que uma criança se familiariza com diferentes técnicas e estratégias de leitura, compreensão, fluência e domínio do assunto serão tópicos tratados em breve.

Outras pessoas estão lendo

Palavras-chave

Palavras-chave são termos extremamente comuns com os quais uma pessoa se depara durante a leitura. Exemplos dessas palavras incluem cores, como "azul" e "verde" e artigos como "o", "as'', ''uma'' e "um". Pelo fato de que estas palavras aparecem muitas vezes no texto, é importante que a criança seja capaz de identificá-las facilmente quando aprender a ler. Por esta razão, palavras-chave devem ser ensinadas através de memorização básica. O leitor deve ser exposto a estas palavras tantas vezes que será capaz de reconhecê-las no momento que vê-las. Uma forma de ajudar a criança a memorizar estes termos é através do uso de cartões de memória. Escolha 10 palavras, anote-as em cartões de índice e revise com seu filho regularmente, até que ele consiga identificar imediatamente cada palavra. Uma vez que as primeiras 10 palavras foram dominadas, acrescente mais 10 na sua lista e assim por diante.

Fonética

A fonética, ou a capacidade de pronunciar uma palavra, é outro elemento essencial da leitura. Como uma criança é exposta a diferentes palavras, ela deve ser capaz de pronunciar as letras para saber qual é a palavra. Ao ensinar fonética a uma criança, você deve começar pelos sons das letras. Conhecer o alfabeto não é suficiente; ela deve ser capaz de identificar o som associado a cada letra. Cantar músicas sobre sons das letras e palavras associadas como "maçã" e a letra A vai ajudá-las a desenvolverem associações do som a letra. Uma vez que ela tenha dominado os sons das letras, você desejará ensiná-lo a misturar sons diferentes juntos. Comece pareando vogais com consoantes, iniciando por palavras como "em" e "na". Quando a criança entender como as letras se misturam, introduza palavras que rimam, como "som" e "bom" ou "cai" e "sai". Depois que a criança aprender a dominar palavras de três letras, continue ensinando como misturar quatro e cinco letras na palavra.

Contexto da figura

Ensinar uma criança a interpretar uma imagem para entender o contexto de uma história é uma técnica importante na leitura. Ter uma imagem como referência permitirá que a criança continue a ler e não fique presa porque não sabe uma palavra em particular. Use livros ilustrados para ensinar esta estratégia e peça a eles que lhe digam o que está acontecendo na imagem antes que você leia as palavras. Em seguida, instrua-os a usar a imagem para ajudar a decifrar as palavras que não conhecem. Por exemplo, uma seta apontando para cima é um grande indício de que a palavra na página seja ''acima''.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível