Como saber se eu tenho tênia?

Escrito por contributing writer | Traduzido por priscila pedroso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como saber se eu tenho tênia?
Tênia, também conhecida como solitária

A maioria das pessoas infectadas com tênia têm poucos ou nenhum sintoma. Os sintomas podem variar de moderados a graves e a infestação por tênia não se cura sozinha. São necessários cuidados médicos, especialmente se as larvas migraram a partir da faixa intestinal para outras partes do corpo.

Outras pessoas estão lendo

Ciclo da infecção

Ovos do parasita são excretados pelo hospedeiro humano ou animal no solo. Os ovos, então, são ingeridos a partir da má higienização das mãos antes das refeições ou da preparação de alimentos. A infestação pode ocorrer também através da ingestão de carne crua ou mal cozida, ou água contaminada com ovos ou larvas de tênia. Os ovos quando ingeridos, podem se transformar em larvas, migrar da faixa intestinal e invadir outros órgãos do corpo ou músculos, causando sérias complicações. As larvas ingeridas geralmente permanecem no intestino, causando poucos ou nenhum sintoma. Os vermes crescem, amadurecem e produzem ovos, que depois são excretados do corpo pelas fezes, e então o ciclo se reinicia.

Como saber se eu tenho tênia?
Ciclo da infecção

Causas e fatores de risco

A maioria das infecções por parasitas em seres humanos são causadas pela falta de higiene, como fezes humanas e de animais excretadas em locais inadequados, e pela ingestão de peixes de água doce, carne de boi ou de porco mal cozidas. Sua mãe estava certa em lembrar-lhe constantemente de lavar as mãos antes de comer, após usar o banheiro e depois de brincar com terra. A tênia é uma infecção muito comum e ela pode completar todo o seu ciclo de vida em um único hospedeiro. Pode também ocorrer a reinfecção ocasionada pela ingestão dos ovos do parasita das fezes após a utilização do banheiro sem a adequada higienização das mãos. Infecção por tênia também pode ser transmitida pelo contato humano, através de mãos infectadas ao tocar os alimentos, as mãos de outra pessoa ou outros objetos. Outros fatores de risco incluem a exposição à pecuária, viagens frequentes a países em desenvolvimento, e beber água contaminada.

Como saber se eu tenho tênia?
O parasita infesta os porcos antes de se alojar no homem

Sintomas

Vermes que permanecem no intestino se anexam à parede intestinal e podem causar irritação e inflamação leve. Sintomas de infestação intestinal incluem aparentes segmentos de tênia ou vermes vivos nas fezes, náuseas, fraqueza, perda de apetite, dor abdominal, perda de peso pela absorção inadequada de nutrientes dos alimentos e diarreia. Em alguns casos, as larvas podem seguir um caminho diferente do intestino, podendo ser para outros tecidos ou órgãos do corpo. Os sintomas para esses casos podem incluir sintomas neurológicos, convulsões, reação alérgica à larvas, febre, fraqueza e massas císticas ou inchaços. Vermes podem crescer até 50 metros de comprimento e viver até 20 anos.

Como saber se eu tenho tênia?
Teníase é uma verminose causada por parasitas do gênero Taenia

Prevenção

Para prevenir a infecção, cozinhe todas as carnes a uma temperatura interna de pelo menos 71ºC; cozinhe o peixe até que ele amoleça, no ponto certo; sempre lave as mãos adequadamente antes de preparar os alimentos e após utilizar o banheiro ou ter contato com fezes de animais. Procure um médico se perceber algum sintoma.

Como saber se eu tenho tênia?
Alimentos devem ser bem lavados antes de consumidos (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível