Tensão nos isquiotibiais e tratamento

Escrito por judy bruen | Traduzido por monica ferreira rocha lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tensão nos isquiotibiais e tratamento
Tensão nos isquiotibiais pode afetar o andar (Image by Flickr.com, courtesy of Andrea Rinaldi)

A tensão nos isquiotibiais afeta a postura, o jeito de andar e a maneira que o corpo se move durante um exercício. Exercícios corretivos, alongamento e massagem terapêutica podem soltar a parte de trás das pernas e restaurá-las para sua função normal.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Os isquiotibiais ficam tensos quando não são alongados após um exercício. A genética (músculos curtos), um nervo ciático comprimido e fraqueza dos músculos abdominais e lombares contribuem para essa tensão.

Tensão nos isquiotibiais e tratamento
Alongue os isquiotibiais após um exercício (Image by Flickr.com, courtesy of Paul Sapiano)

Efeitos

A tensão nos isquiotibiais tiram a pélvis e os quadris de seus alinhamentos naturais, comprometendo a postura. Como resultado, as costas se achatam, perdendo um pouco de sua curvatura.

Tensão nos isquiotibiais e tratamento
Tensão nos isquiotibiais afeta a postura (Image by Flickr.com, courtesy of Osamu Uchida)

Alongamento

Sentado ou em pé, os alongamentos dos isquiotibiais devem ser feitos após um exercício e pelo menos duas vezes - o primeiro irá aquecer os tendões e o segundo irá alongar os músculos tensos.

Tensão nos isquiotibiais e tratamento
Faça cada alongamento duas vezes (Image by Flickr.com, courtesy of Nattu)

Massagem terapêutica

A massagem terapêutica, ou massagem esportiva, ajuda a quebrar o ácido lático e relaxa os isquiotibiais tensos. Beba água depois da massagem para liberar e eliminar as toxinas.

Rolo de espuma

Um rolo de espuma é um instrumento usado para a auto liberação miofascial, uma forma de terapia de tecidos moles, que relaxa os músculos tensos. Sente-se sobre ele e role para cima e para baixo nos tendões, parando nos pontos de tensão. Aplicar pressão nas áreas tensas ajuda a relaxar os músculos.

Exercícios corretivos

Exercícios para o núcleo, como a ponte e a prancha, reforçam os músculos fracos, que contribuem para a tensão nos isquiotibiais. Deite-se sobre um tapete e descanse a cabeça e os ombros no chão para começar a posição da ponte. Coloque os pés perto dos glúteos, empurre para cima e levante a parte inferior das costas e quadris. Pare quando puder desenhar uma linha reta desde os joelhos até os ombros. Segure por cinco segundos, abaixe e repita. Para fazer a prancha, deite-se de barriga para baixo e coloque os cotovelos diretamente abaixo dos ombros. Levante os dedos dos pés e os antebraços, mantendo as costas retas durante todo o exercício. Segure por 30 segundos e solte.

Tensão nos isquiotibiais e tratamento
Exercite seu núcleo (Image by Flickr.com, courtesy of majortk)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível