Educação e ciência

Teoria da Linguagem e Desenvolvimento

Escrito por walter johnson
Teoria da Linguagem e Desenvolvimento

body language image by L. Shat from Fotolia.com

Teorias de aquisição da linguagem e desenvolvimento são quase sempre intimamente ligadas à educação elementar e métodos de ensino. A aquisição da linguagem, em outras palavras, normalmente tem sido estritamente integrada com a aprendizagem em geral. Três importantes teóricos da linguagem, L. Vygotsky, J. Bruner e J. Piaget todos tratavam com as variáveis ​​básicas que explicam a linguagem como paralelo ao desenvolvimento da aprendizagem.

Outras pessoas estão lendo

Características

A Teoria da Linguagem deriva de vários pontos de partida. Para Vygotsky, a interação social era a principal fonte de aquisição da linguagem, e levou à conclusão de que toda linguagem e aprendizagem era construída socialmente e adaptável a diferentes situações sociais. Brunner acreditava que a aquisição da linguagem era baseada principalmente na transformação contínua de novas idéias em depósitos de conhecimento já existentes em uma criança. Ao invés de salientar a interação social, Brunner salientou todas as formas de interação com o mundo exterior que eram condicionadas pelo conhecimento, experiência e interesse anteriores do aprendiz. Piaget, por fim, salientou a adaptação do quadro para a aquisição da linguagem em cada fase de desenvolvimento. Para Piaget, os estágios eram, de grosso modo: a fase do motor de infância, a etapa de pré-operação, que corresponde de certo modo a jogar, e duas formas de operações concretas e formais, o que representou o movimento do aprendiz para as reais funções do dia-a-dia com finalidade, abstraindo e teorizando sobre a sua finalidade. Toda a linguagem só faz sentido dentro de um desses quadros.

Tipos

O fundamento básico da teoria da aquisição da linguagem é baseada em torno da natureza do próprio processo de aprendizagem. Independentemente das especificidades da teoria, cada abordagem sublinha a natureza da vida social e a necessidade de professores de levar uma criança a uma maior complexidade dos conceitos. Enquanto Piaget pode parecer extremamente científico e rígido, todos os escritores importantes nesse domínio mantêm uma estrutura basicamente imutável do desenvolvimento cognitivo, apenas com base em diferentes variáveis.

Função

Cada uma dessas abordagens se destina a proporcionar aos educadores um modelo para o ensino. Todos eles enfatizam a interação com o mundo exterior e ninguém nega a importância da interação social. Eles todos enfatizam a acumulação de conhecimento e a transformação desse conhecimento pelo aluno ao longo do tempo.

Significância

Estilos de ensino modernos são baseados em torno de três abordagens para a aquisição da linguagem. Se alguém, por exemplo, leva Piaget no coração, irá salientar o conceito de adaptação de um estágio cognitivo para antera como central para o processo de aprendizagem. Esta abordagem irá se concentrar em tarefas que requerem adaptação. Se alguém segue Vygotsky, então uma forte ênfase na interação social e aprendizagem em grupo seria a norma. Todos esses escritores famosos salientam um aspecto diferente de aprendizagem e linguagem.

Considerações

O estranho ao grupo é Piaget. Tanto Vygotsky quanto Brunner sublinham o carácter social e interacionista da aquisição da linguagem e, como resultado, o foco sobre a relatividade da linguagem com base nessa interação. Piaget rejeita esse tipo de construção e sustenta a idéia de um caminho objetivo que todas as crianças tomam, independentemente da sua situação social ou localização geográfica. Piaget afirma que o movimento pelos mesmos quatro estágios cognitivos existe para todas as crianças em todos os momentos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media