O que é um termistor?

Escrito por jason chavis | Traduzido por eduardo paiva
O que é um termistor?
Termistores são semicondutores sensíveis à temperatura (thermometre image by Christophe Fouquin from Fotolia.com)

Um termistor trabalha como um resistor térmico. Essencialmente, ele gera uma tensão, que está de acordo com a lei de Ohm. A voltagem é proporcional à corrente elétrica e varia a temperatura. Termistores são feitos de um polímero ou de cerâmica e operam com alta precisão, com uma alcance limitado de temperatura.

Tipos

Termistores operam em ambas as direções de temperatura. Uma termistor com uma temperatura positiva opera quando a temperatura aumenta, enquanto um termistor com temperatura negativa funciona quando a temperatura cai.

Função

Um termistor trabalha como um resistor porque, com a variação de temperatura, o número de elétrons em movimento também varia. Isso causa o ajuste de carga. Quanto mais mudanças, mais corrente passa pelo dispositivo.

Equívocos

Apesar de muitas declarações do contrário, termistores não são auto-aquecidos. Eles são dispositivos passivos que conduzem energia, fornecida por um circuito externo. Com a corrente passando através do termistor, a temperatura irá aumentar.

Significância

Termistores são usados comumente em peças automotivas, máquinas de cópia e termostatos. Eles monitoram temperaturas em líquidos de arrefecimento, óleos e materiais que estão sujeitos a variação de calor e frio.

História

Em 1833, Michael Faraday descobriu que um sulfeto de prata trabalhava como um semicondutor. Ele descobriu que a resistência do material decaía ao modo que a temperatura aumentava. Usando a ideia, Samuel Rubin inventou o termistor em 1930 para aplicação na indústria comercial.