×
Loading ...

Como testar a energia de um painel solar com um multímetro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A indústria caseira cresceu na compra e venda de painéis solares usados, já que os consumidores procuram aprimoramentos para novas tecnologias e os negociadores procuram alternativas baratas para fazer instalações. Há também um mercado crescente de painéis de alumínio que foram dobrados ou danificados durante o transporte. Comprar itens domésticos usados tem suas complicações, mas usando um multímetro e esforço mínimo, você pode testar um painel antes de entregar qualquer dinheiro.

Instruções

Teste um painel solar usado antes de comprá-lo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Teste a tensão do painel ao sol. O ângulo do painel relativo ao sol fará uma diferença na energia exibida, portanto incline o painel para que receba o máximo de luz solar sobre toda a sua superfície.

    Loading...
  2. Remova a capa da caixa do conversor localizada nas costas do painel.

  3. Consulte o manual do painel, se estiver disponível, para ver o diagrama de conexões no conversor. Se não estiver disponível, procure sinais ''+'' e ''-'' perto das conexões. Normalmente, eles são os dois parafusos externos com '+'' à esquerda e ''-'' à direita.

  4. Ajuste o multímetro para tensão de corrente contínua a um nível acima da variação do painel. Por exemplo, se o painel for de 22 volts, ajuste o multímetro para 200 volts de DC. O valor deve ser anotado em uma placa ou adesivo logo abaixo do conversor.

  5. Conecte os fios vermelho à conexão ''+'' e o preto à ''-''. Verifique a leitura no multímetro para ver se está perto ou igual ao valor.

  6. Remova os fios do multímetro do painel e troque a configuração para amperes de corrente contínua, novamente, a um nível acima da alcance do painel. É aconselhável tirar o painel do sol para medir a corrente, porque o painel está vivo quando o sol está sobre ele. Conectar as junções vivas ao testar a corrente pode causar faíscas.

  7. Conecte o multímetro ao painel sombreado da mesma maneira que fez para medir volts. Quando as conexões estiverem seguras, vire o painel de volta ao sol e verifique a leitura. É possível que se obtenha uma leitura um pouco maior do que o alcance de corrente listado no painel, de modo que deve-se ver pelo menos um número correspondente. Se a tensão e corrente forem testadas adequadamente, você obteve um bom painel que deve funcionar por anos.

Loading...

Aviso

  • Tenha cuidado com painéis de vidros novos com rachaduras ou condensação abaixo do vidro. A condutividade provavelmente estará comprometida, significando que você pode deixar o multímetro no bolso.

O que você precisa

  • Painel solar
  • Multímetro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...