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Tipos de canais de distribuição em marketing

Atualizado em 23 março, 2017

Em marketing, um canal de distribuição é o veículo utilizado pela empresa para vender seus produtos e serviços para sua base de clientes. Em geral, os canais de distribuição podem ser diretos ou indiretos. Ou seja, ou a empresa interage com os clientes diretamente ou indiretamente, através de intermediários que realizam atividades em nome da empresa para atingir os clientes. É no momento em que uma empresa desenvolve a sua estratégia de marketing que são determinados quais os canais a ser usados. As empresas podem optar por usar um único canal ou utilizar uma estratégia de múltiplos canais.

Um ponto de venda é um tipo de canal de distribuição (bags image by Gina Smith from Fotolia.com)

Mídia tradicional

A mídia tradicional é um canal de distribuição bem comum que as empresas usam para gerar conhecimento sobre seus produtos e serviços. Podemos incluir nos meios tradicionais de comunicação a TV, rádio, outdoors, revistas e jornais. Pelo fato do custo de utilização desses canais ser elevado, é mais difícil para as pequenas empresas terem acesso a essa alternativa. No entanto, muitas vezes os mercados locais possuem jornais independentes ou pequenas estações de televisão comunitárias, que oferecem opções de publicidade mais baratas.

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A divulgação na TV e rádio ainda não é amplamente acessível (Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images)

Resposta direta

O Marketing de resposta direta é outro tipo de canal de distribuição. A alternativa da resposta direta inclui uma variedade de veículos de comunicação, tais como cartões postais, cartas de vendas, marketing por e-mail e comerciais televisivos de resposta direta. Quando você usa o marketing de resposta direta, é importante ter um "call-to-action". Por exemplo, os comerciais começam muitas vezes mostrando um problema comum e, em seguida, ilustra como o produto ou serviço resolve o mesmo problema. O marketing de resposta direta pode ser uma forma mais acessível para as empresas atingirem os seus clientes potenciais.

Relações públicas

Um outro canal amplo de distribuição é o de Relações públicas (RP). Hoje esse canal envolve diversas atividades, como lançamentos em meios de comunicação e geração de impacto positivo a respeito da sua empresa ou marca, bem como o gerenciamento da presença da sua empresa na internet e o modo como sua empresa interage com seus clientes. Por exemplo, se um cliente escreve uma crítica negativa sobre seu negócio na internet, é a sua equipe de RP que pode estabelecer uma forma padrão de responder. O objetivo do time de RP é fazer com que as pessoas se sintam bem durante a compra de seus produtos ou serviços.

É a equipe de RP que cuida da imagem da sua empresa (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Internet e e-commerce

Enquanto todos os outros canais de distribuição já mencionados funcionam em conjunto com a Internet - por exemplo, utilizando redes sociais, como parte de uma campanha de RP - há um conjunto separado de ferramentas que pode ser utilizado como um canal de distribuição, que é puramente constituído de atividades online. O marketing desenvolvido na Internet inclui uma otimização dos critérios de busca, marketing de afiliação e publicidade online. A otimização dos critérios de busca, ou SEO, envolve a adaptação do seu site e seu conteúdo, de modo que os usuários de busca online visualizem o seu site no topo dos resultados de busca, no processo de busca dos produtos e serviços que a sua empresa e outras oferecem. Já o marketing de afiliação e publicidade online permitem a promoção da sua marca em outros sites, com conteúdo de interesse para seus clientes.

A internet tem muitas ferramentas para auxiliar seu negócio (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
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Referências

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