Tipos de canais de distribuição em marketing

Escrito por kristen bennett | Traduzido por larissa sandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de canais de distribuição em marketing
Um ponto de venda é um tipo de canal de distribuição (bags image by Gina Smith from Fotolia.com)

Em marketing, um canal de distribuição é o veículo utilizado pela empresa para vender seus produtos e serviços para sua base de clientes. Em geral, os canais de distribuição podem ser diretos ou indiretos. Ou seja, ou a empresa interage com os clientes diretamente ou indiretamente, através de intermediários que realizam atividades em nome da empresa para atingir os clientes. É no momento em que uma empresa desenvolve a sua estratégia de marketing que são determinados quais os canais a ser usados. As empresas podem optar por usar um único canal ou utilizar uma estratégia de múltiplos canais.

Outras pessoas estão lendo

Mídia tradicional

A mídia tradicional é um canal de distribuição bem comum que as empresas usam para gerar conhecimento sobre seus produtos e serviços. Podemos incluir nos meios tradicionais de comunicação a TV, rádio, outdoors, revistas e jornais. Pelo fato do custo de utilização desses canais ser elevado, é mais difícil para as pequenas empresas terem acesso a essa alternativa. No entanto, muitas vezes os mercados locais possuem jornais independentes ou pequenas estações de televisão comunitárias, que oferecem opções de publicidade mais baratas.

Tipos de canais de distribuição em marketing
A divulgação na TV e rádio ainda não é amplamente acessível (Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images)

Resposta direta

O Marketing de resposta direta é outro tipo de canal de distribuição. A alternativa da resposta direta inclui uma variedade de veículos de comunicação, tais como cartões postais, cartas de vendas, marketing por e-mail e comerciais televisivos de resposta direta. Quando você usa o marketing de resposta direta, é importante ter um "call-to-action". Por exemplo, os comerciais começam muitas vezes mostrando um problema comum e, em seguida, ilustra como o produto ou serviço resolve o mesmo problema. O marketing de resposta direta pode ser uma forma mais acessível para as empresas atingirem os seus clientes potenciais.

Relações públicas

Um outro canal amplo de distribuição é o de Relações públicas (RP). Hoje esse canal envolve diversas atividades, como lançamentos em meios de comunicação e geração de impacto positivo a respeito da sua empresa ou marca, bem como o gerenciamento da presença da sua empresa na internet e o modo como sua empresa interage com seus clientes. Por exemplo, se um cliente escreve uma crítica negativa sobre seu negócio na internet, é a sua equipe de RP que pode estabelecer uma forma padrão de responder. O objetivo do time de RP é fazer com que as pessoas se sintam bem durante a compra de seus produtos ou serviços.

Tipos de canais de distribuição em marketing
É a equipe de RP que cuida da imagem da sua empresa (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Internet e e-commerce

Enquanto todos os outros canais de distribuição já mencionados funcionam em conjunto com a Internet - por exemplo, utilizando redes sociais, como parte de uma campanha de RP - há um conjunto separado de ferramentas que pode ser utilizado como um canal de distribuição, que é puramente constituído de atividades online. O marketing desenvolvido na Internet inclui uma otimização dos critérios de busca, marketing de afiliação e publicidade online. A otimização dos critérios de busca, ou SEO, envolve a adaptação do seu site e seu conteúdo, de modo que os usuários de busca online visualizem o seu site no topo dos resultados de busca, no processo de busca dos produtos e serviços que a sua empresa e outras oferecem. Já o marketing de afiliação e publicidade online permitem a promoção da sua marca em outros sites, com conteúdo de interesse para seus clientes.

Tipos de canais de distribuição em marketing
A internet tem muitas ferramentas para auxiliar seu negócio (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível