Tipos de corgis

Escrito por sadie may | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de corgis
O corgi galês pembroke é mais popular do que o corgi galês cardigan (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Antigamente considerado um único tipo de cão, o corgi galês foi dividido em dois registros de raça nos anos trinta. O tipo mais popular é o corgi pembroke; porém, corgis cardigan têm um histórico mais longo nas ilhas britânicas. As duas raças também têm diferenças nítidas na aparência e na personalidade.

Outras pessoas estão lendo

Corgi galês cardigan

Frequentemente chamado de "o corgi com rabo", o corgi galês cardigan é o mais velho dos dois tipos. Este cão chegou às ilhas britânicas com os celtas centro-europeus por volta de 1200 a.C. A tribo se estabeleceu numa área do País de Gales mais tarde chamada de Cardiganshire. Os corgis se tornaram especialmente úteis vários séculos depois, quando eram usados para pastorear gado. Fazendeiros galeses não tinham permissão para cercar suas terras e eram forçados a compartilhar pastos comuns com seus vizinhos. Os corgis treinados mordiscavam os calcanhares do gado e os empurravam para mais longe, até pastos mais verdes.

Corgi galês pembroke

O corgi galês pembroke não é uma raça tão antiga quanto o corgi cardigan, mas mesmo assim o histórico deste cão compreende centenas de anos. Tecelões flamengos foram para o País de Gales em 1107 acompanhados por um tipo particular de cão, os ancestrais do corgi pembroke. Estes cães vieram do mesmo grupo que originou o lulu-da-pomerânia, o chow chow e o samoieda. Estes cachorros foram cruzados com os corgis galeses cardigan em algum momento antes de meados do século 19.

Diferenças

O corgi pembroke é mais baixo que o cardigan, com pelos de textura mais fina e pernas mais retas. Os padrões do American Kennel Club, que são os que os criadores concordam ser a aparência ideal para a raça, ditam que o cardigan deve ter de 26 a 32 cm de altura até o ponto mais alto do garrote. O pembroke tem de 25 a 30 cm de altura. O cardigan é mais pesado que o corgi pembroke. As fêmeas em geral pesam aproximadamente 15 kg e os machos não pesam mais de 17 kg. As fêmeas pembroke pesam aproximadamente 11 kg e os machos 13 kg.

As orelhas e o rabo são duas áreas em que é mais fácil diferenciar as duas raças. Os corgis cardigan têm rabos longos e orelhas arredondadas, enquanto os pembroke têm orelhas pontudas e eretas e rabos curtos. As cores do corgi cardigan são mais variadas do que as do pembroke. Já que apenas algumas cores são permitidas pelo AKC para cães de exposição pembroke, diversas variações de cores foram eliminadas pelo cruzamento seletivo. Além disso, dizem que o corgi galês pembroke tem uma personalidade mais ousada e animada que os corgis cardigan, que são, em geral, calmos.

Popularidade

A raça corgi foi oficialmente dividida em dois tipos em 1934. Naquela época, 59 corgis galeses cardigan estavam registrados na Inglaterra, comparado a 250 corgis galeses pembroke. O tipo cardigan havia quase desaparecido, mas a criação cuidadosa ajudou a reviver a raça. O corgi pembroke teve uma onda de popularidade durante o mesmo período, quando uma jovem princesa inglesa se tornou uma entusiasta de corgis — a princesa mais tarde se tornou a Rainha Elizabeth II, e ela já teve mais de 30 corgis ao longo de 60 anos, muitos dos quais descendem do primeiro corgi que ela ganhou em seu aniversário de 18 anos. O pembroke está em 26º lugar, e o cardigan em 85º colocação do ranking de raças de cães mais populares do AKC.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível