Tipos de esponjas do filo Porifera

Escrito por sadie may | Traduzido por eduardo horst maidana
Tipos de esponjas do filo Porifera

Dois tipos de esponjas vistos em uma barreira de corais

Comstock/Comstock/Getty Images

As esponjas do mar, que compõe o filo Porifera, têm confundido os pesquisadores que tentaram classificá-las por centenas de anos. Até o século XIX, elas eram consideradas "animais-plantas". Hoje, esses habitantes marinhos têm o seu próprio filo, que é subdividido em três classes: calcarea, hexactinellida e demospongiae. Alguns zoologistas listam uma quarta classe, a sclerospongiae, que tem características das outras três classes, mas não é considerada um grupo maior.

Outras pessoas estão lendo

Conhecimento

Comstock/Comstock/Getty Images

O filo Porifera é constituído, em sua maioria, de esponjas marinhas, apesar de aproximadamente 150 espécies viverem em água doce. Um total de 5.000 espécies são encontradas por todo o mundo. As esponjas têm um sistema de poros e canais, células especializadas e um esqueleto feito de espículas e de colágeno. As esponjas se alimentam geralmente de bactérias e plâncton através do movimento da água por dentro de seus poros e canais, produzido por pequenos tentáculos em seu corpo. As esponjas de reproduzem tanto sexuadamente quanto assexuadamente.

Calcarea

O grupo mais primitivo do filo Porifera é aquele encontrado na classe Calcarea. As esponjas mais primitivas têm três tipos de corpo: tubos simples (asconoide), grandes tubos com tentáculos e canais no tecido (siconoide), e as esponjas maiores e mais complexas (leuconoide). O esqueleto das esponjas dessa classe possui espículas individuais de carbonato de cálcio. Essas esponjas são encontradas em águas rasas e tropicais. Contudo, um tipo de esponja dessa classes vive em profundezes de até 4 km no mar.

Hexactinellida

Os organismos da classe Hexactinellida são também conhecidos como "esponjas de vidro". Elas possuem espículas de silício, que são estruturas com quatro ou seis raios que se encontram em ângulos retos. As Hexactinellidas não se contraem como outras esponjas. Cerca de 500 espécies vivem em água profundas, apesar de algumas viverem em áreas mais rasas na região polar. Essas esponjas foram recentemente descobertas em grandes barreiras de corais na costa do Canadá, perto da Columbia Britânica.

Demospongiae

A classe Demospongiae é a mais diversa de todas, com cerca de 90% das esponjas pertencentes a essa classe. Elas são encontradas em uma variedade de habitats, desde piscinas marinhas de águas rasas até nas profundezas do oceano. Todas as esponjas de água doce são da classe demospongiae. Seus esqueletos são compostos por fibras de espongina ou espículas de silício, que não formam ângulos retos. Muitas esponjas dessa classe têm cores brilhantes, podendo ser amarelas, vermelhas, roxas, verdes ou alaranjadas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media