Tipos de formiga que alimentam-se de cupins

Escrito por sawyer howard | Traduzido por bruna mockffa
Tipos de formiga que alimentam-se de cupins
Mesmo quando as formigas não estão atacando presas vivas, muitas espécies ainda ficam em enxame (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Embora algumas espécies de formigas sejam herbívoras, em geral, as formigas são consideradas uma das maiores ameaças aos cupins. Capazes de dominar os cupins por seus números, muitas espécies de formigas não só os comem, como também tomam posse de suas casas.

Camponotus

As formigas do gênero Camponotus vivem em árvores e muitas vezes habitam lugares que os cupins infestaram, às vezes matando-os em suas casas. Elas também removem pedaços de madeira quando constroem casas. Estas formigas não comem madeira, mas comem insetos vivos e mortos. Elas não têm asas e são pretas, medindo em média seis milímetros de comprimento. São formigas geralmente noturnas, que se alimentam à noite.

Formiga-correição

Também chamadas de tauocas, as formigas-correição se alimentam de qualquer animal que são capazes de dominar. Estas formigas são umas das mais rápidas e fazem um enxame ao redor de suas presas, cobrindo rapidamente o animal antes de devorá-lo. Elas também têm as pernas mais longas do que os outros tipos de formiga. Algumas espécies têm grandes pinças em forma de gancho que são fortes o suficiente para perfurar a pele humana, tornando fácil se alimentar de cupins.

Formiga-lava-pés

As formigas-lava-pés fazem enxames e são altamente agressivas. Suas mordidas também são venenosas. Estas formigas são potencialmente prejudiciais para os seres humanos, gados e animais domésticos, bem como para os cupins. As formigas-lava-pés vêm em duas variedades principais, vermelhas e pretas. A vermelha é mais perigosa e agressiva.

Defesa dos cupins

Embora a tática de fazer um enxame e dominar os cupins seja um sucesso, eles têm defesas que dificultam o ataque das formigas. Além de terem mandíbulas fortes que lhes ajudam a defender-se dos ataques individuais, alguns cupins jorram um líquido pegajoso nas formigas, grudando-as no lugar. Outros cupins explodem partes de seus corpos, ejetando um líquido pegajoso e grudando tanto cupins quanto formigas no chão.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível