Tipos de juta para decoração

Escrito por ann hudson | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de juta para decoração
Juta é bastante usada para dar um ar rústico à decoração (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Juta é um tecido feito de fibras naturais. Ele é bastante utilizado para decorações rústicas, mas também funciona bem para uma abordagem mais tradicional, principalmente como revestimento de parede. A juta para decoração é uma opção mais durável e econômica do que outros tipos de tecido.

Outras pessoas estão lendo

História

Considerando as origens da juta, também conhecida como "a fibra dourada", seu uso como elemento decorativo pode surpreender um pouco. Ela foi usada inicialmente para elementos utilitários como sacos, revestimentos de fardos e outros propósitos agrícolas, sendo o mais comum o saco de juta. Exportada no início dos anos 1800 da Índia, a juta também era usada para criar uniformes para os soldados de Hesse, na Alemanha, o que deu ao material o nome de tecido de Hesse, ainda usado hoje em dia.

Tipos

Os tipos de juta usadas na decoração são mais leves do que os usados para utensílios. Geralmente feitos de fibras de juta, eles também contêm linho, algodão ou cânhamo. Telas tecidas de juta também são boas opções para decoração. Esse tecido é mais solto e pode ser esticado para ser emoldurado ou pintado para criar obras de arte. O cânhamo havaiano tem um traçado tradicionalmente quadrado, mas é tecido com mais força. A juta usada para decoração pode ser usada em suas cores e estados naturais ou ser tingida, desinfetada e finalizada para retirar seus óleos e cheiros naturais.

Cores

Não mais restritas a marrons e bejes, as jutas decorativas são hoje encontradas em várias cores, incluindo azul, verde, preto e vermelho. Lilás, rosa e amarelo também estão disponíveis. Enquanto a maioria vem em cores sólidas, é possível achar jutas em listras. Na forma natural, ela normalmente é encontrada em marrom claro ou beje com algumas manchas de marrom escuro.

Usos

A leveza da juta faz dela uma boa escolha para cortinas e fechamentos de janelas, já que ela oferece privacidade e deixa a luz passar. Jutas tingidas de cores são boas para utilização em janelas, painéis de aviso e abajures. Para estofamentos de sofás, elas funcionam melhor não estando expostas, sendo usadas para cobrir as molas e dar suporte para os tecidos de revestimento. Como são um pouco duras, não são confortáveis para revestir sofás, apesar de ser uma tendência atual estofar cadeiras e sofás com jutas industriais e sacos reciclados.

Revestimentos de parede

A juta usada para revestir paredes é feita com tecido de juta, que é mais fino, dando uma aparência de linho. Esse tecido é laminado com suporte de papel, o que garante que suas linhas continuem retas. Instalado de uma maneira parecida com papel de parede, o tecido de juta oferece uma interessante textura.

Custo

Jutas custam entre R$2,50 e R$20 o metro, sendo que quanto mais tratado o tecido, mais caro.

Desvantagens

Apesar de a juta ter várias vantagens, existem alguns inconvenientes na sua utilização. Como são normalmente muito leves, elas são também suscetíveis a esticar-se com o tempo. Se exposta diretamente ao sol, a juta vai enfraquecer mais rapidamente do que os demais tecidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível