Tipos de trem de pouso de aviões

Escrito por hans fredrick | Traduzido por fernanda melhado
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Tipos de trem de pouso de aviões
Em aviões de grande porte, a engrenagem de aterrissagem se retrai para dentro do corpo do avião (airplane image by Clarence Alford from Fotolia.com)

O trem de pouso é um dos componentes mais básicos e críticos de qualquer aeronave. Essencialmente, o termo trem de pouso refere-se ao equipamento que fornece a conexão entre a aeronave e o solo em que está pousando ou decolando. Enquanto o trem de pouso geralmente refere-se às rodas de um avião, também pode se referir a equipamentos como esquis de pouso e flutuadores.

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Trem de pouso convencional

Trem de pouso convencional é visto com mais frequência em aviões mais antigos. É constituído de duas rodas na frente do avião e uma roda de suporte menor. A roda traseira no trem de pouso convencional pode se mover em qualquer direção. Com esse tipo de avião, a cauda está mais perto da terra e esse tipo de trem de pouso ganhou o apelido de "taildragger". Ele pode ser difícil de controlar. A aplicação dos freios muito cedo, no momento do pouso, pode arremessar o avião para a frente.

Trem de pouso triciclo

Trem de pouso triciclo é o tipo mais comum de trem de pouso visto em modernas aeronaves. Trata-se uma inversão do padrão que é utilizado em trem de aterrissagem convencional. Há uma roda próximo ao nariz e, em seguida, duas rodas principais ainda mais para trás da aeronave. As rodas estão dispostas no mesmo padrão como as rodas de um triciclo, daí o nome. A maioria dos tipos de trem de pouso triciclo se retrai no avião. Às vezes, o trem de nariz possui duas rodas, em vez de uma única roda. As rodas traseiras tiram o peso da força do pouso e estão ligadas por suportes nas partes mais fortes das asas ou da fuselagem. Isso distribui a força do pouso uniformemente por toda a estrutura da aeronave.

Trem de pouso tandem

Trem de pouso tandem consiste em dois conjuntos de duas rodas. Um conjunto de rodas estará na frente e outro para trás. Esse tipo de trem de pouso é normalmente visto em grandes aviões, como bombardeiros B-52.

Trem de pouso não convencional

O pouso convencional utiliza rodas para suportar o peso do avião no solo. Os aviões usam o trem de pouso não convencional quando o pouso não acontecerá em terreno plano. Os aviões usam flutuadores para pousar na água e esquis para aterrissar na neve.

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