on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tipos de violoncelos

Atualizado em 22 julho, 2017

O violoncelo permaneceu como um instrumento popular ao longo da história, feitos de diferentes materiais e vendidos em diferentes tamanhos. O violoncelo é um instrumento de corda que pertence a mesma família do violino; é um dos instrumentos mais graves dessa família, ficando atrás apenas do contrabaixo.

O violoncelo é geralmente feito de madeira, mas ele pode ser feito até mesmo de fibra de carbono (the cello image by weim from Fotolia.com)

Violoncelo tamanho padrão

O tamanho padrão é o mais popular. Isso significa que ele mede 1,2 m, que é o tamanho mais comum para esse instrumento, além de ser o favorito da maioria dos instrumentistas. As cordas desse violoncelo são afinadas em C G D A, da mais grave para a mais aguda.

Loading...

Violoncelo de fibra de carbono

O violoncelo de fibra de carbono é quase que uma produção exclusiva da companhia Luis & Clark. Eles são do mesmo tamanho do violoncelo padrão, mas por ser feito de fibra de carbono ele não tem as cornijas. As cornijas são entalhes nos lados do instrumento, usados para dar equilíbrio. A fibra de carbono é mais resiste e, portanto, as cornijas são desnecessárias, o que oferece muito mais espaço para o som, que nesse instrumento é muito mais rico.

Violoncelos pequenos

Os violoncelos podem ser feitos em tamanhos menores do que o padrão, em diversas referências, como: 7/8, 3/4, 1/2, 1/8 e 1/10. Os violoncelos menores geralmente são feito dos mesmos materiais do instrumento de tamanho padrão, fazendo com que a única diferença seja a questão da dimensão. Esses tamanhos podem ser convenientes para instrumentistas de estatura menor, assim como para crianças que estejam aprendendo a tocar.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...