on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como saber se a tomada fornece 220V?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tomadas de 220V são comuns em muitas casas, fornecendo energia para aparelhos como ventiladores e secadoras de roupas. Frequentemente, moradores têm dúvida sobre qual a voltagem das tomadas, caso suas casas não tenham sido construídas por eles, ou se a parte elétrica foi feita por terceiros. Você pode descobrir a voltagem das tomadas de sua casa sem ter que chamar um eletricista.

Instruções

Tomadas elétricam têm vários tamanhos, dependendo da voltagem (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Instruções

  1. Analise a tomada e veja se parece diferente das outas em sua casa. Tomadas padrões normalmente têm aproximadamente 11 cm de altura e 5 cm de largura, com abertura para dois pinos. Uma tomada de 220V é maior, podendo ter lugar para 3 pinos formando um Y, ou para 4 pinos, incluindo uma ligação de terra.

    Loading...
  2. Teste a tomada usando um voltímetro. Um voltímetro é uma ferramenta elétrica comumente usada para medir corrente, voltagem e resistência. Voltímetros estão disponíveis em lojas de ferramentas, de equipamentos elétricos e pela internet.

  3. Posicione seu voltímetro na posição "AC". Coloque ambos os pinos dentro dos terminais da tomada da qual quer saber a voltagem, cuidando para tocar somente as partes plásticas dos pinos, e não as metálicas.

  4. Veja qual a voltagem lida na tela do voltímetro. Esta é a voltagem de sua tomada. Uma tomada de 220 volts é normalmente usada para equipamentos elétricos de grande porte, como fornos elétricos, aquecedores de ambiente ou aparelhos de ar condicionado. Já que precisam de mais eletricidade, uma tomada maior é necessária.

Loading...

Aviso

  • Leia as instruções que vêm com o voltímetro antes de usá-lo para testar tomadas elétricas.
  • Fixe as duas pontas no voltímetro antes de inseri-lo na tomada.
  • Nunca mude a configuração do voltímetro enquanto ele está conectado a um circuito.
  • Sempre tenha cuidado ao lidar com eletricidade. Caso sinta-se inseguro, chame um eletricista profissional.

O que você precisa

  • Voltímetro

Referências

Loading ...
Loading ...