Trajes etíopes tradicionais para o Natal

Escrito por lexa w. lee Google | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Trajes etíopes tradicionais para o Natal
Em feriados como o natal, os trajes tradicionais são preferidos por aqueles que moram em cidades (Max Oppenheim/Digital Vision/Getty Images)

Etíopes tradicionalmente usam roupas tradicionais para feriados como o Natal. Enquanto pessoas vivendo nas áreas rurais usem roupas tradicionais diariamente, aqueles em áreas urbanas geralmente usam roupas ocidentais, deixando os tradicionais apenas para ocasiões especiais. As roupas são feitas de longas tiras de tecido que são costuradas em um período de várias semanas para fazer tecido suficiente.

Outras pessoas estão lendo

Trajes tradicionais

A maioria do algodão produzido na Etiópia é usado para suprir o mercado interno, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho. Tecer é uma tradição familiar e negócio doméstico, e os tecelões são majoritariamente homens, que usam teares de metal ou madeira. As roupas tradicionais etíopes feitas de algodão branco fino são chamadas yahager lebse, que é traduzido como "roupas do interior", e podem ter estampas decorativas na barra.

Mulheres

Algumas vezes, fios de seda ou outro material são entremeados com o algodão para criar diferentes estampas e texturas no tecido. Os estilos de tecido são diferentes para homens e mulheres. As mulheres na Etiópia geralmente usam vestidos chamados acompanhados de uma longa estola ou xale de algodão.

De acordo com o site da Ethiopian Twice Boutique, xales mais pesados são chamados gabi, e os mais leves e formais são chamados netela. Os vestidos brancos e xales possuem bordas de mesma cor. As mulheres também incrementam suas vestimentas usando acessórios como colares, tornozeleiras e pulseiras que são feitos de ouro e prata.

Homens

Roupas tradicionais para os homens incluem calças de algodão branco que se ajustam na canela e ficam mais largas ao redor das coxas. As calças são combinadas com meias na altura dos joelhos. Uma camisa ou túnica branca que chega até os joelhos é geralmente sobreposta à calça.

Em épocas mais frias, os homens usam um suéter sobre a camisa, também podendo usar longos xales brancos para completar o visual. Os xales podem ser usados enrolados ao redor dos ombros, amarrados na cintura ou envoltos ao redor do corpo de outras formas.

Informações adicionais

A Etiópia cultiva algodão em fazendas estatais e privadas. Sua indústria comercial de algodão ainda é subdesenvolvida, quando comparada a países mais industrializados. A cor branca dos trajes tradicionais é parcialmente devida ao fato que as tintas e produtos para acabamento precisam ser importados; há também uma falta de tingidores treinados. A importação de roupas prontas está aumentando por seus estilos atrativos, preços competitivos e maior variedade e, por isso, produtores locais estão encontrando dificuldades em competir. Ainda assim, os etíopes se orgulham em usar suas roupas tradicionais em feriados como o Natal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível