Transtorno de aprendizagem não-verbal e dificuldades com matemática

Escrito por lisa pulsifer | Traduzido por leticia vitória
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Transtorno de aprendizagem não-verbal e dificuldades com matemática
Crianças com transtorno de aprendizagem não-verbal têm dificuldade em aprender matemática

Escolas têm muitas expectativas de conquistas para os alunos. Para alguns, existem grandes barreiras os impedindo de chegar a elas. O transtorno de aprendizagem não-verbal é um transtorno que frequentemente dificulta o aprendizado de disciplinas que exigem relações espaciais. Ainda assim, com as acomodações certas, os alunos com esse transtorno podem aprender a serem bem sucedidos em todas as disciplinas, incluindo matemática.

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Identificação

O transtorno não-verbal de aprendizagem (TANV) parece afetar homens e mulheres igualmente. Suas deficiências são baseadas no hemisfério direito do cérebro, que é responsável pela compreensão das relações espaciais entre as coisas. O TANV se manifesta em crianças dificultando em várias categorias: habilidades motoras, compreensão do que estão vendo, desenhar ou escrever o que estão vendo, lembrar de padrões no que viram e organizar a informação.

Dificuldades específicas

O TANV pode parecer bem diferente em crianças menores do que em crianças mais velhas. Crianças mais novas frequentemente evitam atividades que sejam difíceis para elas, como atividades de construção com blocos ou legos e pintar. As habilidades motoras podem ser afetadas ou atrasadas, fazendo algumas atividades, como andar de bicicleta, muito difíceis. A maioria das crianças pode aprender muitas das habilidades exigidas, como recitar o alfabeto ou soletrar seu nome em voz alta, mas eles têm dificuldade quando pedem que escrevam no papel. Crianças mais velhas talvez tenham problemas com aulas como artes e educação física, e também de usar ferramentas.

Matemática

As habilidades exigidas para a matemática podem ser especialmente difíceis para alunos com TANV. Entender as relações entre os objetos é necessário ao julgar distâncias, ler tabelas e entender mapas. Enquanto os alunos progridem ao longo dos anos de matemática, cada habilidade é construída em cima de um aprendizado mais simples de antes. Por causa disso, alunos que têm dificuldade nos anos iniciais com as habilidades básicas continuarão tendo problemas com matemática mais complicada.

Estratégias

Simplificar o material ou fazer sua aparência mais simples geralmente ajuda os alunos a focarem na informação que precisam para resolver o problema de matemática. Apenas as informações necessárias para completar o exercício devem estar na página dos exercícios. Qualquer outra coisa pode distrair um aluno que tenha TANV, dificultando que eles terminem seus trabalhos. Os professores devem auxiliar nas habilidades mais básicas como contar para garantir que eles consigam usar suas habilidades básicas quando os exercícios ficam mais complicados. Ensiná-los a usar os dedos ou algo manipulativo como miçangas para contar são métodos bons para isso. Usar uma técnica chamada de falar consigo mesmo -- os alunos explicam o quê estão fazendo em voz alta para si mesmos -- é outra forma de auxiliá-los no aprendizado para resolver exercícios de matemática. Escutar seus processo de pensamento permite que eles solidifiquem conceitos e percebam erros quando os expressarem verbalmente. Isso também permite que o professor aponte exatamente onde o aluno pode estar saindo do percurso.

Considerações

Habilidades práticas como brincar de banco e cozinhar é uma maneira útil de trabalhar com as habilidades de matemática. Algumas ideias são fazer o balanço de um talão de cheques de mentira e seguir uma receita simples do começo ao fim. Ao utilizar experiências do mundo real, os alunos podem praticar as habilidades aprendidas de forma útil. Isso permite que eles vejam as informações de um jeito diferente que possa ser mais fácil para eles entenderem.

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