Tratamento ayurvédico para infertilidade

Escrito por josie ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento ayurvédico para infertilidade
O tratamento ayurvédico inclui ervas (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Você conheceu a pessoa com quem deseja passar o resto da vida e resolve perpetuar essa relação aumentando a família. Porém, percebe que o bebê está demorando mais do que o normal a vir e, então, descobre que vocês têm problemas de infertilidade. Saiba que não estão sozinhos, segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 15% dos casais enfrentam alguma problema de fertilidade tanto de origem orgânica quanto psicológica. Uma das formas alternativas de tratamento é o Ayurveda, medicina proveniente da Índia que busca conhecer a vida.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    O Ayurveda

  1. 1

    Originado na Índia há mais de cinco mil anos, o Ayurveda é uma das mais antigas formas de cuidados de saúde. O termo, em sânscrito, é composto pelas palavras Ayur, que significa "vida", e Veda, que quer dizer "conhecimento" ou "verdade". O termo significa, portanto, "conhecimento da vida" ou "ciência da vida". Ela pode ser definida como um sistema que utiliza os princípios inerentes da natureza para ajudar a manter corpo, mente e espírito do indivíduo em perfeito equilíbrio.

  2. 2

    Segundo o Ayurveda, cinco elementos formam toda a matéria do universo: éter, água, ar, fogo e terra. Esses elementos são influenciados pelos doshas, que são grupos de características físicas e psicológicas. Eles são Vata (regido por ar e éter), Pitta (fogo e água) e Kapha (terra e água). Quando o ser humano nasce, seus doshas estão em equilíbrio, mas uma vida desregrada os desregula, contribuindo para a ocorrência de males, inclusive a infertilidade. Um indivíduo saudável é aquele que tem um bom agni "fogo digestivo", que extrai a energia e nutrientes necessários dos alimentos tornando os tecidos do corpo fortes.

  3. 3

    Essa medicina vê a fertilidade masculina e feminina como o último ato de criação e como a força motriz mais poderosa do destino humano. De acordo com os princípios da anatomia e fisiologia da prática, a fertilidade requer boa alimentação e um organismo são, para que o alimento seja convertido em essência que flui e se transporta para os tecidos do corpo.

  4. 4

    A medicina ayuvérdica busca tratar o ser humano e não da doença em si. Para isso, ela apresenta quatro métodos principais: Shodan (limpeza e desintoxicação), Shamam (acalmamento), Rasayana (rejuvenescimento) e Satvajaya (higiene mental e cura espiritual). A tonificação Rasayana é usada para restituir a virilidade e a vitalidade ao sistema reprodutivo, intervindo positivamente na fertilidade. O tratamento inclui ervas especiais em comprimidos, pó, pomadas e tabletes; preparações minerais específicas e individuais, de acordo com cada dosha; exercícios específicos, posições de yoga e exercícios respiratórios (pranayama).

  5. 5

    Além da tonificação Rosayana, o Ayurveda também indica para o tratamento de infertilidade um maior consumo de proteínas do leite, amêndoas, nozes, frutas suculentas e doces (como manga, pêssego e ameixa), especiarias (como açafrão e cominho) e banana cozida na manteiga com canela e cardamomo. Evite alimentos ricos em gordura e com conservantes, cafeína, carboidratos refinados (como pão branco, massas e arroz), cigarro, bebidas alcoólicas e carne vermelha.

Dicas & Advertências

  • Mantenha um peso ideal já que se você estiver abaixo do peso, terá seu sistema reprodutivo desligado por causa da incapacidade do organismo de manter uma gravidez. Por outro lado, o excesso de peso reduz as chances de engravidar.
  • Procure a Associação Brasileira de Ayurveda (http://www.ayurveda.org.br/) para encontrar um profissional reconhecido e treinado antes de iniciar o tratamento.
  • Segundo o Conselho Federal de Medicina, os tratamentos alternativos não substituem os tratamentos tradicionais. Por isso, procure orientação médica antes de iniciar os procedimentos do Ayurveda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível