Mais
×

Tratamento de hérnia umbilical equina

As hérnias umbilicais acontecem com os potros recém-nascidos. O veterinário Thomas A. Gore, juntamente com outros autores em "Horse Owner's Veterinary Handbook" (2008) (Manual veterinário do proprietário de cavalo), diz que as hérnias umbilicais tendem a ser doenças pequenas em potros, mas às vezes a cirurgia é necessária.

Verifique se os potros recém-nascidos contêm hérnias umbilicais (Image by Flickr.com, courtesy of Alison McKellar)

Identificação

As hérnias umbilicais equinas parecem com um pequeno pedaço do cordão umbilical ligado ao potro. Um inchaço duro que provoca dores no potro é um outro tipo de hérnia umbilical.

Tipos

Há dois tipos de hérnias umbilicais vistas em potros. O tipo menos grave e indolor é simplesmente chamado de hérnia umbilical. O segundo, o tipo doloroso, é uma hérnia umbilical estrangulada e é mais perigosa.

Causas

De acordo com o veterinário Justin Harper, hérnias umbilicais equinas são geralmente causadas por um defeito de nascença. O corpo do potro não consegue fechar a ferida criada quando o cordão umbilical é separado.

Tamanho

Harper observa que hérnias umbilicais em potros podem variar muito de tamanho, de 2 a 12 cm de largura.

Tratamento

Em "Horse Owner's Veterinary Handbook" é observado que as hérnias estranguladas em potros precisam de cirurgia imediata para que os intestinos não caiam para fora do corpo. No entanto, as hérnias umbilicais regulares geralmente curam-se no momento em que o potro chega a um ano de idade.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article