Tratamento de tênias para filhotes de cachorro

Escrito por brian clark | Traduzido por aline fernandes
Tratamento de tênias para filhotes de cachorro
Praziquantel é um remédio utilizado para tratar tênias em filhotes de cachorro (puppy image by sonya etchison from Fotolia.com)

As tênias são vermes intestinais que podem se prender ao intestino delgado de filhotes de cachorro. Esses vermes podem não causar sintomas em um cão adulto, mas podem causar sintomas graves nos filhotes. Muitos remédios para tênias não podem ser utilizados em filhotes de cães. Praziquantel é o tratamento de escolha para se livrar das tênias nos filhotes. Também é importante controlar as pulgas, pois estas podem carregar tênias.

Características

As tênias são vermes intestinais chatos que possuem uma boca em formato de gancho que pode se prender ao intestino delgado dos cães. Esses vermes podem atingir um comprimento de 20 cm, e seu corpo consiste em pequenos segmentos de aproximadamente 1,25 cm. O parasita mais comum deste tipo em cães é o Dipylidium caninum.

Transmissão

Conforme cresce em um cão infectado, a tênia libera pequenos segmentos. Esses segmentos são expelidos do cão por meio das fezes e contêm ovos fertilizados. Um filhote não pode ficar infectado ao comer ou lamber essas fezes. Os ovos precisam de um hospedeiro. As larvas de pulgas engolem os ovos infectados, onde crescem para se tornar tênias. Um filhote pode contrair tênias ao engolir a pulga hospedeira enquanto se lambe. A tênia grudará no intestino delgado do cãozinho. Se houver uma grande população de pulgas no cão ou em seu ambiente, esse ciclo será repetido muitas e muitas vezes, e o filhote pode ficar infestado de tênias.

Sintomas

As tênias podem causar inúmeros sintomas nos filhotes, incluindo retardo no crescimento, anemia e desconforto abdominal. Uma infestação grave de tênias pode causar um bloqueio intestinal.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por meio da observação de segmentos de tênia nas fezes do cão. Esses segmentos parecem grãos de arroz e também podem ser vistos rastejando ao redor do ânus do filhote infectado.

Tratamento

Existem vários vermífugos que são eficazes contra tênias. Infelizmente, não podem ser usados em filhotes pequenos. O remédio de escolha para filhotes é o praziquantel, que está disponível sob os nomes Cisticid e Cestox. O praziquantel causa danos na pele da tênia, que a faz se desintegrar, e está disponível na forma de comprimidos ou injeções. Geralmente é dada uma dose. Se a população de pulgas for muito alta no ambiente dos filhotes e a reinfecção for possível, então pode ser dada uma segunda dose depois de duas semanas. O controle de pulgas é uma medida preventiva que deve ser tomada. Isso pode ser feito com o uso de uma coleira antipulgas ou um pesticida aplicado no gramado.