on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como tratar um cão com sarna vermelha e erupções espalhadas pelas laterais do corpo

Atualizado em 17 abril, 2017

A sarna vermelha, ou sarna demodécica, é um problema de pele comum que provoca a perda de pelo em cães. Ela é resultado dos ácaros Demodex canis ou Demodex injai. Todos os cães têm esses ácaros vivendo em seus corpos, e muitos passam a vida sem nenhum problema relacionado à presença deles. Filhotes e cães com sistemas imunológicos suprimidos, porém, podem desenvolver a sarna vermelha por causa desses ácaros. Os sintomas da condição incluem partes do corpo sem pelos, particularmente em volta das patas, abdômen, cabeça, pescoço e pernas. Além disso, os cães afetados podem sofrer de escamação e rugosidade, inflamação e pústulas, ou erupções. Felizmente, a sarna vermelha pode ser resolvida com a ajuda de um veterinário.

Instruções

Os filhotes são propensos a desenvolver a sarna vermelha, porque seus sistemas imunológicos não estão totalmente desenvolvidos (two sweet puppies image by Lars Christensen from Fotolia.com)
  1. Aplique uma pomada ou gel indicado para tratar sarna vermelha às lesões diariamente. Pomadas e géis úteis incluem o gel de peróxido de benzoíla a 5% e a pomada de rotenona a 1%. Esse tipo de tratamento tópico é eficiente em cães que tenham sarna localizada ou menos de cinco lesões no corpo.

    Loading...
  2. Banhe cães com sarna localizada com xampu de peróxido de benzoíla. A frequência desses banhos vai depender do animal. Consulte o veterinário para saber com que frequência você deve usar o xampu. Além disso, alimentar os cães afetados com ração de alta qualidade que contenha ácidos graxos também pode ajudar a melhorar o sistema imunológico e a condição da pele.

  3. Banhe o cão com Amitraz a cada duas semanas, por 4 ou 14 semanas, se ele tiver sarna generalizada ou mais de cinco lesões no corpo. O Amitraz, um organofosfato, costuma ser eficiente em eliminar os ácaros que causam a sarna vermelha. Porém, esse tipo de tratamento pode ser difícil em certos cães, pois ele tem um cheiro forte que pode causar náusea e sedação.

  4. Administre a ivermectina ou milbemicina oxima em cães que não responderem ou não tolerarem o Amitraz. A quantidade a ser dada deve ser decidida pelo veterinário. Ambos os medicamentos são dados oralmente. Eles também são usados sem prescrição, pois são indicados principalmente para prevenir infecções de dirofilariose.

  5. Dê antibióticos para tratar quaisquer infecções secundárias que sejam causadas pela sarna vermelha. O veterinário vai determinar quais antibióticos devem ser dados e dizer com que frequência você deve administrá-los. As pústulas na pele são geralmente causadas por uma infecção e se resolvem frequentemente com a ajuda de antibióticos.

Loading...

Dicas

  • Se seu cão mais velho desenvolver sarna vermelha, pode ser um sinal de sistema imunológico suprimido. Consulte o veterinário quanto a exames para certas doenças que possam causar esse tipo de problema.
  • Antes de aplicar o Amitraz, tose seu cão se ele tiver pelos médios ou longos. Fazer isso ajuda o Amitraz a ter mais contato com os ácaros.

Aviso

  • Use luvas de borracha ao aplicar o Amitraz, e faça isso numa área bem ventilada.
  • Não use a ivermectina em collies ou raças semelhantes, pois isso pode causar sérios problemas de saúde.

O que você precisa

  • Gel de peróxido de benzoíla a 5%
  • Pomada de rotenona a 1%
  • Xampu de peróxido de benzoíla
  • Ração de alta qualidade
  • Imersão em Amitraz
  • Ivermectina
  • Milbemicina oxima
  • Grampos de cabelo
  • Luvas de borracha

Referências

Loading ...
Loading ...