Os hamsters são animais de estimação maravilhosos se forem tratados corretamente e treinados desde novos. Entretanto, como são pequenos e frágeis, uma doença simples, como um resfriado, pode causar danos graves ou até a morte se não for tratado rápida e adequadamente. Se seu hamster está doente, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo.
Instruções
-
Procure por sinais de doenças, como dormir muito, perda de apetite, mudanças no comportamento (um hamster tímido que fica agressivo ou um brincalhão que começa a se isolar) ou dificuldade de se mover. Mudanças na aparência também podem indicar uma doença. Pontos calvos, nariz escorrendo ou sinais de que ele tenha perdido o interesse de se arrumar e se limpar são possíveis sintomas de uma doença grave.
-
Troque o local da gaiola, colocando-a longe de correntes de ar e em uma área quente. Temperaturas frias podem causar ou piorar resfriados, uma das doenças mais comuns em hamsters. Se você vive em um clima frio, coloque a gaiola próxima de um radiador ou lâmpada de aquecimento, mas não a deixe em contato direto com esses objetos.
-
Diminua a quantidade de alimentos macios, incluindo frutas e vegetais, se seu hamster estiver sofrendo de diarreia. Pode-se parar totalmente com esses alimentos por pelo menos uma semana e alimentar o animal somente com ração. A cauda molhada, uma forma grave de diarreia, precisa ser tratada imediatamente, já que é mortal se nenhum antibiótico for administrado.
-
Leve o hamster ao veterinário se os sintomas não melhorarem depois de alguns dias, se novos sinais aparecerem ou se você suspeitar de cauda molhada. Isso é importante principalmente em hamsters muito novos ou velhos, já que eles não possuem a capacidade de melhorarem sozinhos.