Saúde

O que você pode fazer para tratar a síndrome do joelho do saltador ou tendinite patelar?

Escrito por mary earhart | Traduzido por ricardo torres iupi
O que você pode fazer para tratar a síndrome do joelho do saltador ou tendinite patelar?

A tendinite patelar é uma condição que pode limitar muito o dia a dia de um paciente

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Como outros tipos de tendinite, a patelar pode começar como uma dor que se apresenta ao iniciar, terminar ou durante uma atividade física, e evoluir para uma dor constante, que dura o dia todo e dificulta o sono à noite. A tendinite é uma inflamação dos tendões, geralmente causada por esforço excessivo. As atividades esportivas que envolvem o tendão que liga a patela (rótula) à tíbia, como chutar, empurrar os pedais, ou saltar podem aumentar o risco de tendinite patelar, também conhecida como síndrome do joelho do saltador. Obesidade, inflexibilidade, desalinhamento e anormalidade estrutural, bem como uma força muscular desigual também podem afetar a função e a vulnerabilidade do tendão.

Outras pessoas estão lendo

Diminuição do esforço

Com o passar do tempo, o estresse sobre o tendão patelar resulta em pequenas "lágrimas" no tecido. O corpo repara esses pequenos danos até que ele seja sobrecarregado por outros mais contínuos; uma resposta inflamatória resulta em dor e necessidade de descanso. Embora a imobilização não seja necessária, interrompa qualquer atividade que cause dor. Não descansar o tendão patelar pode resultar em maiores danos e um tempo de recuperação mais longo. Mesmo para os casos leves dessa síndrome, semanas ou meses podem ser necessários para a cura. Se a cirurgia for necessária, o tempo de recuperação pode se estender a um ano ou mais. Os médicos da Mayo Clinic sugerem medidas de autocuidado nos primeiros sinais de dor no joelho, incluindo uma pausa das atividades que causem dor, a elevação do joelho em um nível mais alto que o coração durante uma parte do dia para melhorar a circulação, compressas frias para reduzir o inchaço e a dor, e apoio na forma de bandagens elásticas ou a utilização de faixas de joelho quanto estiver em pé ou andando. A terapia de calor também pode aprimorar a circulação e ser alternada com compressas frias.

Aliviando a inflamação

Fármacos anti-inflamatórios não-esteroidais, os AINEs, podem ser adquiridos de forma legal e tomados para o alívio da dor. Alguns alimentos podem apresentar propriedades anti-inflamatórias, bem como cerejas, gengibre, pimenta caiena e abacaxi, de acordo com a nutricionista e autora do livro "Prescription for Nutritional Healing" (Receita para a cura nutricional), Phyllis Balch. Ela também recomenda o metilsulfonilmetano, ou MSM, uma forma orgânica de enxofre, como um suplemento com propriedades terapêuticas para reduzir a dor, inflamação e ajuda no processo de cicatrização. Muitos nutrientes são necessários para a reparação dos tecidos, por isso, é aconselhável tomar um complexo multivitamínico e mineral quando estiver se recuperando de alguma lesão.

Alongamento e fortalecimento

Agravamento, dor persistente e mobilidade severamente limitada são razões para consultar um médico. O diagnóstico pode ser feito pelos sintomas e exame físico; os métodos de imagem como a ultrassonografia e a ressonância magnética (RMI) auxiliam na exclusão de outras condições, como uma "lágrima" na cartilagem sob a rótula. O aconselhamento profissional sobre a mecânica do corpo e exercícios para o tratamento de tendinite patelar podem incluir o uso de elásticos, hidroterapia e massagens. Fisioterapeutas podem fornecer instruções individualizadas, que podem ser muito vantajosas para o fortalecimento dos músculos do quadríceps, aliviando assim a carga de trabalho do tendão patelar. Esse tratamento provavelmente diminuirá a dor e melhorará a função do tendão.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media