Treinamento para competições de caiaque

Escrito por graham ulmer | Traduzido por ana simoes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Treinamento para competições de caiaque
Competições de caiaque podem durar várias horas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Uma competição de caiaque requer energia, força, velocidade, além de elevado nível de equilíbrio e coordenação. Competições de velocidade acontecem em distâncias de 500 e 1.000 metros, enquanto os eventos de maratona cobrem distâncias de 10.000 metros ou mais. Apesar do tipo de competição escolhida ditar o treinamento mais adequado, alguns princípios fundamentais podem ajudar todos os competidores a remar mais rápido.

Outras pessoas estão lendo

Aperfeiçoando a técnica

A técnica é o principal componente para o aperfeiçoamento de qualquer esporte, afirma a National Strength and Conditioning Association (Associação Nacional de Condicionamento e Força) nos Estados Unidos. A remada do caiaque consiste em uma rotação poderosa da parte superior do corpo, aliada à movimentação das pernas na plataforma do caiaque. Enquanto você se esforça para melhorar sua técnica, procure manter uma postura ereta, seus braços esticados e seu corpo fazendo movimentos de rotação ao invés de puxar seus braços em sua direção.

A força específica para o caiaque

Para obter bons resultados, você precisa pegar pesado na academia. Comece com exercícios de barra fixa, flexões, abdominais e agachamentos. Depois que conseguir realizá-los com facilidade, comece a levantar peso. O movimento do caiaque requer uma grande força no torso, no core e nas pernas, então, enfatize essas áreas. Faça séries de seis a doze repetições, usando de 65 a 85 porcento de sua capacidade máxima em cada repetição para aumentar o tamanho e a força do músculo.

Energia explosiva

Energia é um tipo específico de força que combina levantar cargas pesadas com contrações musculares explosivas. Energia é essencial para fazer o caiaque se mover de sua posição inicial. Exercícios de explosão que são eficazes para o caiaque são o halteres e o arranco (movimento de tirar uma carga do chão e levá-la acima da cabeça em um único movimento). Só tente fazer esses exercícios sob a supervisão de um técnico experiente ou de um profissional de educação física. Séries de três a seis repetições, usando cerca de 75 porcento da sua capacidade máxima, irão aumentar a energia necessária para o caiaque.

Resistência na remada

Resistência pode ajudar tanto os competidores de velocidade como os de maratona, e você pode aumentá-la no próprio caiaque ou na academia. Aumente sua resistência na remada fazendo exercícios por várias horas com intervalos de um minuto. Quanto menores esses intervalos, maior a intensidade. Melhore sua resistência muscular focando nos músculos usados para o caiaque, fazendo séries de 12 a 15 repetições, usando menos de 65 porcento de sua capacidade.

Equilíbrio e coordenação

Um competidor de caiaque é magro, e ele precisa de um equilíbrio especial para manter-se ereto. Até mesmo os mais experientes no assunto ainda fazem exercícios de equilíbrio, principalmente os que competem em equipes. Exercícios em bola suíças são uma ferramenta eficaz para melhorar o equilíbrio, lembrando que você pode realizar muitos exercícios de levantamento de peso na própria bola para incorporar o componente equilíbrio. Exercícios de remo divertidos incluem remar com os olhos fechados, ficar em pé dentro do caiaque, rodar o remo acima da cabeça, atirar seu remo e muito mais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível