Treinamento para os dedos no piano

Escrito por steven j. miller | Traduzido por jackellyne y. gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Treinamento para os dedos no piano
O piano é um instrumento versátil que leva-se anos para dominar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A independência do dedo é uma meta fundamental que todos os pianistas deveriam atingir. É possível alcançar esta meta de várias formas, com exercícios específicos que aumentam a força dos dedos e desenvolvem destreza. Um pianista deve ter completo controle sobre seus dedos para tornar isto possível. Pode-se desenvolver esta independência sem recorrer ao tipo de experiência que o pianista e compositor Robert Schumann recorreu com o aparelho desenhado para aumentar seu controle sobre os dedos.

Outras pessoas estão lendo

Exercícios Hanon

O método Hanon, um método completo para o desenvolvimento da virtuosidade criada por Charles-Louis Hanon, é uma bíblia entre os pianistas. Estes exercícios isolam cada dedo para desenvolver força e independência. Com um total de 60 exercícios, pianistas desenvolvem uma independência quantos aos seus dedos, forte e essencial, para o melhoramento da técnica e da forma como tocam. Pratique cada exercício vagarosamente primeiro, a uma média de 52 batidas por minuto, então acelere para o tempo recomendado em cada exercício.

Rotina dos cinco dedos

A rotina dos cinco dedos é uma rotina básica que requer muito pouca habilidade no piano. Comece com a mão direita no Dó central. Mantenha cada dedo no topo das teclas brancas para que haja um por tecla, Dó, Ré, Mi, Fá e Sol. Então, vagarosamente, abaixe o polegar para tocar Dó sem mover nenhum outro dedo. Continue fazendo isso com cada dedo e então toque as mesmas notas com a mão esquerda. Este exercício irá te ajudar a desenvolver a habilidade de mover dedos específicos completamente e independentemente dos outros.

Escalas musicais

O método Hanon vem com uma lista completa de escalas maiores e menores pareadas com as posições corretas dos dedos. Use as posições incluindo cada escala para desenvolver suas habilidades de se mover rapidamente através do piano. As posições têm um papel crucial já que elas treinam os dedos para tocar padrões comumente usados na musica. Se você tem problemas tocando escalas com as duas mãos, comece tocando com cada uma separadamente. Depois que você memorizar os padrões para as mãos separadas, toque vagarosamente as escalas com as duas. Mesmo que você leve cinco segundos por nota, eventualmente desenvolverá as habilidades para tocar escalas rapidamente.

Arpegios

Arpegios são saltos no piano que esboçam acordes. Cada nota de um arpegio será a terceira seguida da segunda de sete cordas e uma quarta para as tríades. Aprender a tocar arpegios, sem olhar para o teclado, ajudará a melhorar seu sentido para as notas do piano. Almeje aprender todas as suas musicas sem olhar para o piano. Isto aumentará imensamente sua familiaridade com o instrumento e melhorará sua habilidade para interpretação de ouvido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível