Treinamentos para agilidade e condicionamento no basquete

Escrito por lyle stefanavich | Traduzido por lucas alex rhossard
Treinamentos para agilidade e condicionamento no basquete
Treinamentos de agilidade e condicionamento favorecem os jogadores a longo prazo (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O basquete exige um condicionamento extremo, junto com várias habilidades, determinação e resistência. Os treinamentos de agilidade e condicionamento são repetidos diariamente pelos melhores times profissionais e de base. Seguir esses treinamentos específicos pode beneficiar os jogadores jovens ao tentarem entrar em um time grande.

Suicídios

Um dos treinamentos mais comuns do basquete, usado em todos os níveis, é o suicídio. Esse exercício imita as corridas para frente e para trás que são comuns no jogo de basquete. Os jogadores começam na linha de fundo debaixo de uma cesta, e então correm até a linha de lance livre mais próxima. Ao chegarem a essa linha, eles tocam com o chão. Depois correm de volta a linha de fundo, se viram e corrente até a linha de centro, à outra linha de lance livre e até a outra linha de fundo.

10 em um minuto

Um exercício comum, especialmente para times jovens e para iniciantes é o "10 em um minuto" esse treinamento consiste em correr a distância de 10 quadras de basquete, 5 corridas de uma ponta até a outra, em menos de um minuto. Se algum membro do time não conseguir completar o treinamento, o cronômetro zera novamente e os jogadores deve repetir até que todos os membros terminem em menos de um minuto.

Drible com cones

Esse treinamento é ótimo para aprender agilidade e trocar de direção. Vários cones são posicionados a distâncias de 6 metros ao longo da quadra. Os jogadores começam com a bola na linha de fundo e devem driblar os cones em um ritmo rápido. Ao chegarem a cada cone os jogadores devem fazer um movimento, trocar a direção e passar a bola para outra mão. Nos cones os jogadores podem praticar um crossover, giro ou dribles passando a bola pelas costas.

Jogo de dois

Outro ótimo treinamento de agilidade envolve dois jogadores, um no ataque e outro na defesa. O treinamento é executado em um rítmo de 3/4, mas aumentar para um ritimo completo desafia os jogadores e aumenta a dificuldade. O jogador do ataque dribla pela quadra em uma série de Cortes em V, indo para fora e rapidamente voltando para dentro. O jogador defensivo marca e pressiona o outro jogador, foçando-o a fazer cortes constantes -- o que aumenta o controle da bola e agilidade enquanto trabalha o condicionamento e resistência ao mesmo tempo.

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