Passatempos

Treino de ginástica rítmica

Escrito por jona friedman | Traduzido por vanessa arnaud
Treino de ginástica rítmica

Ginastas rítmicas devem ser muito flexíveis

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

O corpo de uma ginasta rítmica deve estar em plena forma para competir em um nível elevado. Isso significa que a parte de cima dele deve ser tão forte quanto a parte de baixo e também possuir um ótimo condicionamento aeróbico. Além da resistência cardiovascular e muscular, as ginastas são conhecidas por sua flexibilidade. Uma esportista de alto nível deve seguir um treino rigoroso para conseguir uma performance satisfatória e desenvolver a habilidade de fazer com que atividades complexas pareçam demandar poucos esforços.

Outras pessoas estão lendo

Treino de fortalecimento

O treino de fortalecimento é a parte mais crucial do condicionamento físico de uma ginasta. A melhor forma é treinar com o peso do próprio corpo. Plante bananeira e tente aguentar o próprio corpo por pelo menos 10 segundos para iniciantes, 20 a 30 segundos ou mais para ginastas mais avançadas. Faça flexões e barra, além de exercícios abdominais para fortalecer a parte superior do corpo. Você pode utilizar o peso do próprio corpo fazendo pliés, agachamentos e levantamento das pernas. Treinos de fortalecimento para o corpo todo devem ser realizados com frequência, ao menos três vezes por semana.

Resistência

Um treino de resistência é necessário para a ginasta rítmica que desenvolver uma rotina de três a quatro minutos no solo. É possível melhorar o condicionamento respiratório através de atividades aeróbicas como corrida, caminhada, treinamento elíptico, bicicleta ou natação. Para conseguir resistência, os exercícios cardiovasculares devem durar de 60 a 90 minutos. Tente realizar três sessões de treino de resistência por semana.

Treino intervalado

O treino intervalado é o contrário do treino de resistência, pois consiste em atividades intensas separadas por curtos períodos de descanso. As sessões também são mais curtas, durando apenas de 20 a 30 minutos. Tente nadar três voltas completas em uma piscina, descansar um minuto e repetir o ciclo. Você também pode correr por dois minutos e depois andar por um minuto. Realize dois ou três treinos intervalados por semana.

Flexibilidade

A delicadeza e a flexibilidade de uma ginástica são alguns dos aspectos mais impressionantes desse esporte. Treinos intensos de alongamento ajudam a desenvolver destreza e a prevenir lesões durante os ensaios. Sempre se aqueça pelo menos 10 minutos antes do treino. Relaxe seus braços fazendo movimentos de rotação, alongando o tríceps e o deltoide. Armar uma ponte é a melhor forma de alongar os músculos, além de tocar os dedos dos pés, ficar na ponta deles e flexionar o tronco sobre as pernas. Segure cada posição de alongamento por pelo menos 30 segundos. Repita essas práticas após a rotina de exercícios, quando os músculos estiverem mais maleáveis. É mais fácil ganhar flexibilidade nesse momento; além do mais, isso elimina o ácido lático produzido, que causa dores musculares.

Acrobacias

A ginástica rítmica consiste em cinco diferentes equipamentos: arcos, fitas, bolas, corda e estaca. A ginasta desenvolve arremessos e apanhadas complexos e manobra cada um dos equipamentos ao redor do seu corpo sem demonstrar o tamanho do esforço, enquanto realiza saltos, giros e piruetas. Durante o treinamento físico para aperfeiçoamento, a ginasta deve praticar girar o arco ao longo do corpo, criar uma figura com a fita, desempenhar um batuque rítmico impecável com a estaca, saltar pelo arco e apanhar a bola em posições sofisticadas como espacates, por trás das costas ou entre as pernas. Para alcançar um nível competitivo, a ginasta precisa praticar essas habilidades aproximadamente de 8 a 12 horas semanais, sendo em média 1 a 2 horas diárias, além do condicionamento físico.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media