Treinos para basquete em pátios ou garagens

Escrito por joseph bonomo | Traduzido por william texeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Treinos para basquete em pátios ou garagens
O basquete é um jogo que pode ser praticado em um pátio (basketball image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)

O basquete é um jogo que exige uma combinação de agilidade, força, velocidade e resistência mental. Para se tornar um bom jogador de basquete, é essencial praticar de forma consistente e aperfeiçoar os principais aspectos do jogo. Felizmente, há uma série de exercícios eficazes que podem ser praticados em um pátio ou garagem.

Outras pessoas estão lendo

O treino Mikan

O treino Mikan recebe esse nome devido ao ex-atleta da NBA George Mikan. É um exercício que vai ajudar o jogador a desenvolver ritmo, resistência e habilidades de bandeja. Muitas vezes, atacantes e centros irão participar desse exercício, mas os guardas também podem se beneficiar dele. Os itens exigidos para esse exercício são somente uma cesta e uma bola de basquete.

O treino Mikan começa com o jogador de pé diretamente sob a cesta, segurando a bola de basquete. Ao som do apito, jogador alterna entre chutes de bandeja do lado direito da cesta para a direita. Ele deve atirar com a mão direita e saltar com o pé esquerdo no lado direito da cesta, e atirar com a mão esquerda e saltar com o pé direito no lado esquerdo da cesta.

Os jogadores podem cronometrar-se tanto para 30 segundos ou um minuto e devem manter o controle de quantas bandejas eles fazem no montante de tempo atribuído. É importante para o jogador se concentrar em seu ritmo e chutar uma bandeja utilizando os fundamentos corretos para completar o exercício de forma eficaz.

Treinos para basquete em pátios ou garagens
Os jogadores devem se concentrar no ritmo e tempo ao completar o exercício Mikan (basketball layup dunk with backboard image by patrimonio designs from Fotolia.com)

Exercício aranha

Um segundo treino de basquete que pode ser facilmente feito na conveniência de um pátio é o aranha. Esse exercício se destina a melhorar as habilidades de manipulação de bola de um jogador, assim como sua rapidez com a bola. Nesse treino, tudo o que o jogador irá precisar é uma bola, juntamente com uma superfície rígida sobre a qual a bola será driblada.

O exercício aranha começa com o jogador segurando a bola entre as pernas. Ele pinga a primeira bola com a mão direita, em frente da perna, em seguida, com o seu lado esquerdo em frente da perna. Depois de driblar a bola na frente de suas pernas, o jogador muda imediatamente para pingar a bola por trás de suas pernas primeiramente com a mão direita, em seguida, com a mão esquerda. O jogador deve driblar a bola por aproximadamente 3 minutos.

Volta ao mundo

A volta ao mundo é um exercício que é usado para melhorar as habilidades de manipulação de bola de um jogador e a coordenação com a bola. O exercício começa com o jogador de pé com os pés juntos e a bola segurada acima da cabeça. No início do treino, o jogador traz a bola em volta da cabeça, ombros, cintura, joelhos e pés, utilizando um movimento circular de "saca-rolhas". Quando a bola atinge os pés de um jogador, ela traz a bola de volta para a cabeça com o mesmo movimento e indo em torno das mesmas partes do corpo, como antes, no sentido oposto. Durante o procedimento, o jogador deve concentrar-se em manter o controle da bola enquanto se move ao redor do corpo tão rapidamente quanto possível.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível