O que é triglicéride cáprico?

Escrito por michael david velardo | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os triglicérides cápricos são um óleo derivado de óleo de coco ou de semente de palma. É uma substância incolor, sem sabor e inodora. Amplamente utilizado em cosméticos e indústrias de alimentos, o óleo é muito versátil, além de ser nutricional. É conhecido como óleo de coco fracionado, sendo usado atualmente em muitos produtos do mercado. Ele não é gorduroso e não agrava a acne. Também é conhecido por seus benefícios à saúde tanto em nutrição esportiva como em medicina.

Outras pessoas estão lendo

Cosméticos

Os TCMs, ou triglicérides de cadeia média, como é conhecido o óleo de coco fracionado, são usados como agentes ligantes de pós cosméticos, bases oleosas para outros óleos essenciais, em óleos de massagem, loções, protetores solares, bálsamos labiais, em cremes emolientes, e como agente superengodurante no sabão. Superengordurar é o processo utilizado pelos fabricantes de sabão para que se ter um pouco mais de óleo do que detergente, para substituir os óleos na pele em vez de ressecá-la.

Uma desvantagem desse processo é que o sabão pode, eventualmente, desenvolver desagradáveis manchas amarelas. Isso não tem um efeito sobre o ensaboamento ou suas propriedades de limpeza.

Alimentos

Os triglicérides cápricos são ácidos graxos rapidamente hidrolisados, absorvidos e queimados no corpo para obtenção de energia. Em nutrição esportiva, esses óleos são hipocalóricos e capazes de fornecer energia rápida. Somente agora os TCMs estão sendo utilizados como óleos de cozinha devido às suas propriedades benéficas. Esse tipo de triglicéride é neutro em colesterol, o que significa que tem pequeno efeito sobre os níveis séricos de colesterol no corpo, e não acrescenta gorduras trans às fórmulas.

Os TCMs estão em fórmulas para bebês há muitos anos e os atletas os utilizam para promover o desempenho e controlar o peso.

Em 2002, a empresa canadense Forbes Medi-Tech desenvolveu um óleo de cozinha com o uso de TCMs em lugar de óleo hidrogenado. Sua pesquisa descobriu que o óleo ajuda a reduzir os níveis de colesterol no corpo assim como o peso corporal.

Medicina

Os TCM são administrados a pacientes com síndrome da má absorção, assim como a bebês e pacientes cirúrgicos, devido à facilidade de sua metabolização. Com ênfase em alguns tipos específicos de níveis de triglicérides que contribuem para todos os problemas médicos, os ácidos graxos dessa categoria são neutros e pesquisas demonstraram que esses ácidos graxos reduzem o mau colesterol.

Os TCMs estão em uso em hospitais que atendem a pacientes em estado crítico, assim como os que necessitam de nutrientes intravenosos ou por tubo introduzido na garganta, fornecendo sustento para ajudá-los a combater a infecção.

Uma importante diferença entre TCMs (triglicérides de cadeia média) versus TCLs (triglicérides de cadeia longa) é que a quebra, ou decomposição, dos primeiros que desviam do sistema linfático, sendo metabolizado pelo fígado, ao contrário dos LCT que se decompõem e são transportados pelo sistema linfático. A corrente sanguínea, então, os distribui por todo o corpo.

Proteção

Os TCMs também servem para evitar que fiquemos doente. Quando os bebês nascem, eles estão à mercê dos elementos patológicos. Entretanto, uma das maneiras de proteção dos bebês é o leite materno. Sem um adequado suprimento de TCM para os bebês, infecções podem se estabelecer, pondo em risco o seu bem-estar.

Um relatório de 2003, de Bruce Fife, N.D., do Coconut Research Center, nos Estados Unidos, indicou que as mães que incluem o óleo de coco em sua dieta têm menos chance de transmitir doenças a seu bebê, incluindo o HIV.

Em um estudo de 1994 da Universidade de Iceland, nos Estados Unidos, o pesquisador H. Thormar, et al, constou que o leite humano, quando armazenado a 4°C, torna-se antiviral ao Visna, devido à liberação de ácidos graxos em seu conteúdo. O Visna é um retrovírus pertencente à família do lentivírus. O HIV também é um membro da família lentivírus. Descobriu-se que os ácidos graxos de cadeia média quebram o envelope viral e o destroem.

Benefícios

Os triglicérides cápricos foram desenvolvidos nos anos 1950 para uso na área médica, no tratamento de pacientes com fibrose cística e posteriormente epilepsia. Com os anos, acabaram entrando em nossas vidas em muitos produtos agora oferecidos no mercado. Os TCMs liberam menos calorias que as gorduras regulares e o corpo pode digeri-las com mais facilidade.

Os benefícios dos TMCs incluem matar vírus, como HIV, SARS, hepatite C, herpes, bactérias, melhorar a digestão, eliminar tênias, reduzir a inflamação, proteger as artérias contra o endurecimento, dissolver cálculos renais. Além disso, a substância não é tóxica aos seres humanos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível