O que é um tsunami

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um tsunami
Tsunami, um perigo que vem do mar (Comstock/Comstock/Getty Images)

Os recentes tsunamis do Oceano Índico em 2004, que mataram cerca de 290 mil pessoas em vários países do sudeste asiático, e o do Japão em 2011, que ocasionou vários problemas na usina atômica da cidade de Fukushima, colocaram a humanidade em alerta. Essa ameaça que vem do mar tem uma força incrível e pode provocar catástrofes enormes nas cidades que estão no litoral. Esses imensos deslocamentos de água que se transformam em ondas gigantescas são mais comuns na área do Oceano Pacífico, porém a história nos mostra casos que aconteceram também no Atlántico e Índico.

Outras pessoas estão lendo

Definição

A palavra tsunami tem origem no Japão, país que foi palco de várias catástrofes do tipo no decorrer da história, significando onda do porto. Na Grécia Antiga, o historiador Tucídides foi a primeira pessoa a fazer uma relação entre a existência do tsunami com sismos no fundo do mar, porém esse fenômeno da natureza só foi pesquisado de forma intensa pelos cientistas no último século. Até meados dos anos 2000 a palavra tsunami era praticamente desconhecida da maioria das pessoas, mas com a tragédia do Oceano Índico de 2004, onde várias cidades do sudeste asiático foram devastadas, o termo definitivamente ficou conhecido.

O que é um tsunami
Japoneses retratavam tsunamis em sua arte. (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Causas

O tsunami acontece quando há um sismo no fundo do mar, ou seja quando placas tectônicas se mexem rapidamente, deslocando a massa de água que está por cima. Geralmente a força em que essas placas se descolam é enorme, pois elas conservam bastante energia, e acabam assim movimentando uma parte do mar. Quando a profundidade da água é muito grande, o tsunami mal é percebido, formando no máximo uma pequena onda de 300 milímetros. O tamanho da onda vai aumentando à medida que ela se aproxima do litoral. Quanto mais rasa a água, maiores a ondas.

O que é um tsunami
Área afetada pelo tsunami de 2004 (U.S. Navy/Getty Images News/Getty Images)

Os maiores tsunamis da história

O tsunami do Oceano Índico que aconteceu no dia 26 de dezembro de 2004, matando cerca de 285 mil pessoas, foi o maior da história mundial recente. Seu epicentro teve origem na costa de Sumatra, na Indonésia, porém seu rastro de destruição também atingiu os países Sri Lanka, Índia, Malásia, Ilhas Maldivas, Bangladesh e Tailândia. Em 2011, o tsunami que atingiu a cidade de Sendai, na costa leste do Japão, terminou com um saldo de mais de 13 mil mortos, além de forçar várias pessoas a saírem de suas casas pelo risco de uma catástrofe atômica da Usina de Fukushima. Em 1883, a ilha de Krakatoa na região da Indonésia, foi palco de um dos maiores tsunamis da humanidade, gerado pela erupção de um vulcão. Na época mais de 37 mil pessoas morreram e a ilha foi completamente devastada.

O que é um tsunami
Tsunami deixa um rastro de devastação por onde passa. (Paula Bronstein/Getty Images News/Getty Images)

Prevenção

Com as recentes tragédias ocasionadas por tsunamis nos últimos anos, muito se tem feito para conhecer melhor como eles são formados. No Japão em 2011, o sistema de alerta de tsunamis foi essencial para alertar a população e fazê-la buscar áreas de terra com maior altitude. Sem o sistema, o número de mortos poderia ser ainda muito maior. Os japoneses também investiram num sistema de quebra-mar. Quando há um alerta de um possível tsunami, uma muralha de 9 metros emerge no meio do mar para impedir que as ondas cheguem com força ao litoral. Para detectar a formação dos tsunamis, bóias são espalhadas em várias partes do oceano e medem sua flutuação constantemente.

O que é um tsunami
Entender os tsunamis podem salvar milhares de vidas (Paula Bronstein/Getty Images News/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível