Mais
×

Tumor benigno da laringe em gatos

Atualizado em 17 abril, 2017

Os tumores benignos da laringe, que é a caixa de voz na garganta, são raros em gatos mas, quando eles ocorrem, o animal pode precisar ser submetido à cirurgia para remover o tumor. A gravidade do problema depende de onde o tumor na laringe for detectado e quão grande e quão rápido ele cresce. É melhor que um veterinário monitore a condição do animal se a cirurgia não for realizada inicialmente.

Os tumores benignos de gatos devem ser tratados (cat image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Benigno

A boa notícia é que um tumor benigno não sofre metástase, o que significa que ele não espalha para outras partes do corpo como a maioria dos tipos de câncer. Os tumores benignos também não são tão invasivos para o tecido circundante e tendem a crescer lentamente, se acontecer. Eles ainda podem crescer e causar problemas e podem até mesmo ser fatais se não forem tratados adequadamente.

Sintomas

Os sintomas de um tumor na laringe variarão dependendo do tamanho e localização do tumor. Ele pode causar rouquidão ou até mesmo restringir a respiração do gato o que, por sua vez, pode causar tosse, espirros e som de respiração ofegante. O tumor pode também causar uma protuberância que pode ser sentida por palpação do pescoço.

Diagnóstico

Um veterinário examinará a laringe do gato usando um laringoscópio, o qual é um tubo com uma câmara na extremidade que é inserido na boca e na garganta do gato enquanto ele estiver ligeiramente sedado. Se um tumor for descoberto, o veterinário fará uma biópsia para ter certeza que ele não é maligno. O veterinário também costuma fazer exames de sangue e urina no gato, para verificar se há outros problemas, tais como câncer ou problemas da tiroide. Ele pode também recomendar a realização de um exame de raios X certificar-se que o câncer não se espalhou para os pulmões.

Tratamento

O veterinário geralmente recomendará cirurgia para remover todo ou a maior parte de um tumor benigno da laringe. O gato será colocado sob anestesia geral e pode perder a capacidade de miar, dependendo do tamanho e localização do tumor. Após a cirurgia, normalmente, espera-se que o animal tenha uma vida normal, exceto quanto a qualquer outro dano causado à sua voz. Se o tumor não puder ser completamente removido, há uma pequena probabilidade que ele retorne e venha a requerer cirurgia futura.

Oncocitoma

Um oncocitoma é um tipo de tumor benigno constituído por células especiais denominadas oncócitos, as quais são frequentemente encontradas na laringe. Trata-se de células das glândulas endócrinas e do epitélio, o qual é o tecido que reveste as cavidades corporais. Ele pode ser encontrado em qualquer parte do corpo onde haja glândulas endócrinas e epitélio, mas é mais comumente encontrado na laringe.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article