Tumor de schwannoma

Escrito por china zmuida | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tumor de schwannoma
Análise das células sob o microscópio (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Um tumor que se desenvolve na medula espinhal pode ser benigno ou maligno. O surgimento do tumor de crescimento na medula espinhal é raro. De acordo com a Mayo Clinic (primeiro e maior centro de medicina integrada do mundo), a incidência de malignidade é de cerca de 2,5%. O desenvolvimento de um tumor de schwannoma origina-se dentro das células e esse crescimento a partir de delas é a forma mais comum de tumor da coluna vertebral.

Outras pessoas estão lendo

Entendendo como o Schwannoma se desenvolve

Os nervos são isolados por uma bainha de proteção conhecida como mielina, que atua como um meio de transmissão dos impulsos nervosos por todo o corpo. Uma célula de Schwann é um tipo específico de célula, que cria a bainha de mielina dos nervos. À medida que se desenvolve, ela se enrola ao redor de um nervo, de modo que, ao final, ele ficará em camadas com a célula. Quando esse tumor se desenvolve, ele se forma ao redor do tecido da bainha de mielina.

Sintomas

O sintoma inicial de um tumor da medula espinal será a progressiva sensação de dor nas costas. A dor pode se instalar, mesmo quando o paciente não realiza nenhuma atividade de esforço e também pode piorar quando está deitado. Se o tumor cresce muito, os nervos da espinha podem ficar comprimidos. Como resultado, o paciente pode experimentar sensações de formigamento, dormência, fraqueza e de dor que se irradia para os membros inferiores. Se o paciente apresentar a retenção de líquidos, incontinência urinária, ou perda do controle do intestino e uma diminuição da sensibilidade nos membros inferiores, o médico deverá ser procurado.

Diagnóstico

Os procedimentos médicos realizados para diagnosticar o tumor são exames físicos para testar os reflexos do paciente, avaliação da sua força muscular, da sensibilidade e se há mudanças na forma como ele se movimenta. Um exame de biópsia também pode ser solicitado para examinar uma seção do tumor sob o microscópio. A tomografia computadorizada, os exames de raios-X e de ressonância magnética também podem ser realizados.

Tumor de schwannoma
Máquina de ressonância magnética (Image by Flickr.com, courtesy of liz west)

Cirurgia

Muitos tumores que comprimem a medula espinal podem ser removidos com cirurgia. O procedimento é realizado com a finalidade de remover o máximo de tumor possível. Em caso de malignidade, o tecido saudável em torno da lesão também é removido na esperança de prevenir a propagação de qualquer tipo de cancro. Se o tumor for grande, os tratamentos por radiação e quimioterapia podem ser usados em conjunto com a cirurgia.

Radiação

De acordo com as informações fornecidas pela Mayo Clinic, a radiação "utiliza feixes de raios-X de alta energia" que tem como alvo específico matar as células cancerígenas. A radiação pode matar essas células mais rapidamente, antes que elas sejam capazes de se abrigar e crescer. Essa terapia também pode ser usada para encolher tumores antes da cirurgia, a fim de removê-los por completo e aliviar os sintomas causados pelo tumor, quando a medula espinhal está sendo comprimida por ele.

Tumor de schwannoma
Imagem do interior de uma máquina de radiação (Image by Flickr.com, courtesy of midiman)

Quimioterapia

A quimioterapia tem a mesma função que a radiação e é usada para matar as células cancerosas. Entretanto, ela pode ser administrada com um cateter intravenoso ou através de medicamentos. A quimioterapia pode ser usada como uma forma de tratamento primário, ou após a cirurgia para matar as células cancerígenas remanescentes no interior do corpo. Como ocorre com a radiação, ela pode ser usada para encolher tumores antes da cirurgia ou para ajudar a aliviar os sintomas. Esse tratamento também pode ser utilizado para retardar o crescimento de tumores malignos.

Tumor de schwannoma
Paciente recebendo tratamento de quimioterapia (Image by Flickr.com, courtesy of Jenny Mealing)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível